Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Educação

CNE aprova ensino remoto para escolas e faculdades até o fim de 2021

As diretrizes valem para todo o País, desde a educação básica até o ensino superior.

Pixabay
por  Pixabay
06/10/2020 21:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após 6 meses de suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do coronavírus, o CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou nesta terça-feira (6) a validade do ensino remoto até dezembro de 2021.

As diretrizes valem para todo o País, desde a educação básica até o ensino superior, sejam as redes públicas, privadas ou comunitárias. Mas elas não são obrigatórias. O texto ainda deverá ser homologado pelo MEC (Ministério da Educação) e, depois, as redes podem optar por aderir ou não à proposta.

A resolução aprovada é de autoria da conselheira Maria Helena Guimarães de Castro, eleita nesta manhã nova presidente do conselho. A posse será na quarta-feira (7). Outra proposta é de que as escolas adotem um currículo contínuo, integrando os anos letivos de 2020 e 2021.

Nesse caso, as escolas devem selecionar conteúdos essenciais, conforme a Base Nacional Comum Curricular, e fazer uma avaliação diagnóstica dos alunos, para definir as estratégias de reposição da aprendizagem, seja de forma presencial ou não. Também foi sugerido que os alunos do 3º ano do ensino médio possam frequentar a escola um ano mais.

O conselho diz que não pode obrigar os estabelecimentos educacionais a não reprovar, mas sugere que as avaliações não sejam tão rígidas, feitas a partir de projetos como trabalhos, leituras e portfólios, em vez de provas e testes.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE