Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Adriane Bertoglio Rodrigues
Agro

Clima favorece colheita do trigo que chega a 85%

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (18/11), do restante da área cultivada, 14% estão em maturação e apenas 1% ainda em enchimento de grãos.

Assessoria Emater/Ascar
por  Assessoria Emater/Ascar
18/11/2021 19:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A semana anterior apresentou dias secos e ensolarados, com registro de chuvas esparsas, baixa umidade do ar e temperaturas com grande variação entre as madrugadas e as tardes. Esse cenário climático que favoreceu o avanço da colheita para 85% da área cultivada no Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (18/11) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do restante da área cultivada, 14% estão em maturação e apenas 1% ainda em enchimento de grãos.

Na região da Emater/RS-Ascar de Bagé, o período seco e ventoso foi favorável à perda de umidade dos grãos e para a colheita da aveia branca na Campanha, que ultrapassa 20% da área cultivada. Produtores priorizam o plantio da soja em detrimento da colheita das lavouras de aveia maduras (cerca de 40% da área), considerando que as perdas pelo atraso são pouco expressivas, comparadas com os prejuízos ao potencial produtivo da soja, quando implantada após a segunda quinzena de novembro. Na Fronteira Oeste, a colheita foi encerrada.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Frederico Westphalen, Soledade e Santa Maria, a colheita da canola está encerrada. Na de Santa Rosa houve redução de 19% no rendimento médio esperado, finalizando em 1.319 quilos por hectare. O seguro agrícola teve 61 comunicações de Proagro enviadas aos bancos para que os técnicos da Emater/RS-Ascar realizassem perícias. Na região de Frederico Westphalen, a produtividade chegou a 1.200 quilos por hectare, nos 2.700 hectares cultivados na safra. Na de Soledade, o rendimento médio nos 441 hectares cultivados totalizou em 1.300 quilos por hectare. Na região de Santa Maria, o rendimento foi de 1.900 quilos por hectare, na área de cultivo de 5.340 hectares.

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Caxias do Sul, Erechim, Soledade e Frederico Westphalen, a colheita da cevada está tecnicamente encerrada. A cevada teve um bom desempenho na corrente safra, com rendimentos que variaram entre 2.700 a 3.300 quilos por hectare e alcançaram as especificações da indústria cervejeira. Nas áreas que tiveram a qualidade dos grãos afetadas pela intensidade das chuvas no final de setembro e início de outubro, a destinação foi para ração animal.

CULTURAS DE VERÃO

A semana marcada pelo tempo seco retardou o avanço do preparo do solo e do plantio da soja em algumas regiões, e alcança no Estado, 52% da intenção da safra 2021-2022.

A semeadura do milho avançou lentamente em virtude da diminuição da umidade do solo e chega a 85% no Estado. Destes, 69% está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 11% em enchimento de grãos.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, cultivos de feijão primeira safra apresentam sintoma de estresse hídrico, principalmente naqueles em florescimento, que evidenciam acentuada queda de flores. As lavouras em formação de vagens e grãos apresentam redução do crescimento das vagens, mas sem abortamento de grãos.

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Bagé e Pelotas, produtores de arroz ajustam o manejo das últimas áreas de plantio. Na Fronteira Oeste, as condições favoráveis do tempo permitiram que o plantio seja escalonado e em acordo com o zoneamento. Em Uruguaiana, foi implantada toda a área de 75 mil hectares previstos para a atual safra. Na Campanha, inicia a irrigação nas primeiras lavouras de arroz implantadas em outubro. Em geral, o estande é adequado e bom o desenvolvimento das lavouras, havendo disponibilidade de água nos reservatórios para as necessidades dos cultivos. Na de Pelotas, 95% da intenção de plantio de 175 mil hectares para safra está semeada. Ainda falta concluir em Tavares, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pedro Osório, Jaguarão, Capão do Leão, Canguçu, Amaral Ferrador e Arroio Grande. As lavouras semeadas apresentam bom estande de plantas, com adequado desenvolvimento vegetativo e excelente estado fitossanitário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE