Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Clima favorável atenua condições da cultura de grãos no RS

Plantios de milho e soja estão na etapa final e o arroz em fase de germinação.

Assessoria/Emater/RS
por  Assessoria/Emater/RS
08/01/2021 16:27 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As chuvas dos últimos dias têm contribuído para o desenvolvimento do milho e para a continuidade dos plantios que já alcançam 94% do total da área estimada para a Safra de Verão 2020/2021, a qual também já conta com 8% das lavouras cultivadas colhido. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (07/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/rS-Ascar, vinculada à secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), outros 22% da cultura encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo; 14% em floração; 30% em enchimento de grãos e 26% em maturação.

Segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, o preço médio da saca do grão no Estado chega a R$ 74,21, o que representa uma redução de 0,5% em relação à semana anterior.

E as precipitações de volumes variados também contribuíram para o avanço do plantio da soja no Rio Grande do Sul, que chega a 99% da área total estimada, e favoreceram o desenvolvimento da cultura, que está em sua grande parte na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo (80%), 18% em floração e 2% em enchimento de grãos.

O tempo firme e a adequada disponibilidade de água para irrigação nos cultivos têm assegurado o bom desenvolvimento das lavouras de arroz no Estado, que estão 75% em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo; 20% em floração e 5% em enchimento de grãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE