Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Cirurgias eletivas permanecem suspensas em Santa Catarina

A suspenção das cirurgias segue até o dia 10 de maio e serve para evitar a falta dos medicamentos do chamado kit intubação para os pacientes da Covid.

Atual FM
por  Atual FM
02/05/2021 22:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As cirurgias eletivas que demandam uso de medicamentos do chamado kit intubação permanecem suspensas em Santa Catarina até 10 de maio. O texto que define a prorrogação foi publicado na última sexta-feira, 30, e mantém as regras da última portaria.

Neste sentido, estão permitidas cirurgias tempo sensíveis – aquelas em que o atraso prejudica a saúde do paciente – e as de urgência e emergência. Ficam suspensas as demais cirurgias que são consideradas de alta e média complexidade e que demandam anestesia geral ou o uso de medicamentos do chamado "kit intubação".

Foto: Divulgação / Arquivo / SES

A medida serve para evitar que faltem os medicamentos para os pacientes da Covid. A suspensão é aplicável a todas as unidades hospitalares que dispõem de leitos de internação de UTI, intermediários ou clínicos.

A suspensão da realização de cirurgias eletivas aumentou a fila por esses procedimentos em Santa Catarina. Atualmente, há mais de 95 mil cirurgias aguardando realização via SUS no Estado, segundo a Secretaria de Saúde (SES).

As consultas e exames eletivos, que permaneceram suspensas por pouco mais de um mês, seguirão liberadas, com regras que definem o distanciamento do atendimento de pacientes Covid. (Por RCN)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE