Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

CineSolarzinho realiza cinema na rua em São Valentim

Projeto de cinema itinerante que percorre o Brasil é movido a energia solar e esteve no município exibindo curtas-metragens infantojuvenis nacionais de forma gratuita

Natiele Torres/Ascom Sicredi
por  Natiele Torres/Ascom Sicredi
23/11/2023 14:37 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O fim da tarde de terça-feira (21/11), foi um pouco diferente para os moradores de São Valentim/RS. O sol ainda estava se pondo quando diversos pais e crianças chegavam até a rua da praça Municipal Márcio Pansera para uma noite de cinema, que contou também com pipoca grátis.

Na rua, o furgão do CineSolarzinho já estava pronto e com os equipamentos ligados para a sessão que com 100% da energia gerada por placas solares. Esse é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido por energia solar e que viaja o país todo com o objetivo de levar cultura através de curtas-metragens infantojuvenis que levam mensagens de diversidade, solidariedade, cooperação e sustentabilidade. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi.

Divulgação

O Circuito Sicredi acontece desde agosto e segue até dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O furgão do CineSolarzinho além de possuir as placas solares que geram a energia para o cinema itinerante, também conta com uma experiência de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade, possibilitando que as crianças conheçam de forma descontraída a geração de energia por via solar.

A gerente da agência do Sicredi em São Valentim, Tatiane Tacca, agradeceu a presença das famílias e frisou que o Sicredi apoia iniciativas culturais e sustentáveis que visem o bem comum. “Esse é um momento importante e ficamos felizes e agradecidos por São Valentim fazer parte do Circuito Sicredi e participar desse projeto que leva cultura através de uma energia sustentável, com sessões que fomentam o cooperativismo”, comenta. Ao todo, foram 10 curtas-metragens exibidos em duas horas de sessão.

A professora de São Valentim, Silvana Sampaio resumiu o momento como uma forma de vivenciar cultura e alegria. “A experiência do CineSolarzinho foi muito divertida. Minha admiração pelo grupo que viaja pelo Brasil para proporcionar as pessoas momentos de cultura e lazer. Com certeza para as crianças foi mágico, com histórias que atraiu a atenção de todos. O furgão que carrega a estação móvel também chamou a atenção das crianças. Continuem encantando e oportunizando nossa cultura, com certeza farão muitas pessoas sorrir no Brasil a fora”, expressa a professora.

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas - que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.

O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 120 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE