Cinema e Psicologia em foco na XX Semana Acadêmica da URI Erechim

Evento integrou arte, teoria e prática com palestras que abordaram os vínculos humanos, os ciclos de violência e as relações sistêmicas retratadas no cinema.

Por Redação VL Publicado em há 7 horas

A XX Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da URI Erechim promoveu, na quinta-feira (23), uma noite que uniu arte, teoria e prática profissional no Auditório da Universidade. A programação teve início com uma apresentação cultural do grupo DaCapo e trouxe como eixo temático a subjetividade retratada no cinema, por meio de duas palestras que instigaram reflexões sobre os vínculos humanos, os ciclos de violência e os padrões relacionais.

Psicóloga Milena Paula Samuel

A primeira palestra, intitulada “O ciclo da violência: se é assim que acaba, como começa?”, foi ministrada pela psicóloga Milena Paula Samuel, e explorou, a partir do filme “É Assim que Acaba”, os mecanismos psicológicos que sustentam relações abusivas e a complexidade dos vínculos afetivos marcados pela agressão. Milena discutiu temas como idealização, culpa e dependência emocional, explicando o ciclo da violência como um processo em espiral. Também apresentou dados sobre feminicídio e violência doméstica no Brasil, destacando aspectos sociais e culturais que contribuem para a manutenção desses comportamentos. Ao final, anunciou o lançamento de seu livro “Até que a morte nos separe?”, previsto para 2026.

Psicóloga Michele Carla Prichoa Baldissera

Em seguida, a psicóloga Michele Carla Prichoa Baldissera conduziu a palestra “Relações Sistêmicas à Deriva: uma análise do filme Titanic”, na qual utilizou o clássico cinematográfico para ilustrar conceitos da terapia familiar sistêmica. A partir dos personagens do filme, Michele propôs uma leitura simbólica sobre papéis familiares, lealdades inconscientes e repetições transgeracionais, relacionando-as às dinâmicas emocionais e afetivas que moldam o comportamento humano. Em sua fala, destacou como os sistemas familiares podem gerar padrões de controle, dependência e medo, e como a psicologia sistêmica contribui para compreender e transformar esses movimentos.