Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cinco regiões do RS passam para bandeira vermelha na 7ª rodada do Distanciamento Controlado

Erechim permanece na bandeira laranja. Na segunda-feira (22/6), o Gabinete de Crise fará nova análise e divulgará à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 23 a 29 de junho.

govrs
por  govrs
20/06/2020 18:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A nova atualização do mapa do modelo de Distanciamento Controlado contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul traz a pior classificação semanal para as regiões do Estado. Agora, cinco áreas foram "rebaixadas" para a bandeira vermelha: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Palmeira das Missões agora estão com alto risco de contágio da doença – todas eram bandeira laranja, isto é, risco médio.

Além disso, passando da cor amarela para a laranja, as áreas de Pelotas, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. No total, foram oito regiões rebaixadas em relação a semana anterior. O anúncio foi feito neste sábado pelo governador Eduardo Leite, em uma live nas redes sociais.

Por outro lado, quatro áreas tiveram melhoras nos indicadores e terão novas flexibilizações. As regiões de Uruguaiana e Caxias do Sul passaram da bandeira vermelha para laranja, e Santa Rosa e Bagé foram de laranja para amarela.

Agora, as regiões poderão apresentar recursos que serão analisados pelo governo estadual. O mapa definitivo do Distanciamento Controlado será anunciado na segunda-feira, e entrará em vigor na terça-feira. Ele valerá até o dia 29 de junho.

De acordo com Leite, os municípios têm a possibilidade de pedirem reconsideração num prazo de até 24 horas. "Podem fazer um recurso apresentando suas razões técnicas que comprovem que o município tem alguma situação diferenciada para que possamos fazer a reconsideração na segunda. Teremos a reunião do gabinete de crise e vamos analisar os pedidos e os dados", frisou.

Bandeira vermelha

A bandeira vermelha representa restrições mais severas. Por exemplo, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve.

Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. As aulas devem ser mantidas apenas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.

Entenda o Distanciamento Controlado

Com base em evidências científicas e análise de dados, o modelo de Distanciamento Controlado – que está oficialmente em vigor desde 10 de maio, com o Decreto 55.240 – tem o objetivo de equilibrar a prioridade de preservação da vida com uma retomada econômica responsável em todo o Rio Grande do Sul.

Para isso, o governo dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde –, determinou a aplicação de regras (chamados de protocolos) mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região.

Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados de forma transparente, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).

O município de Erechim permanece com a bandeira laranja.

Saiba mais sobre o distanciamento controlado acessando o site

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE