Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Cinco pessoas recebem as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no RS

Em cerimônia no Piratini nesta segunda-feira, cinco pessoas representantes dos grupos prioritários foram os primeiros a receber doses da Coronavac no Estado.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
18/01/2021 23:59 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul viveu uma noite histórica nesta segunda-feira, 18 de janeiro. Após o início da vacinação em São Paulo neste domingo, foi a vez do RS ter a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Estado. A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini e foi transmitida online pelo governo do Estado.

O evento começou com horas de atraso. Inicialmente marcado para as 17h, foi adiado por mais de uma oportunidade ao longo da tarde, por conta do atraso no voo vindo de São Paulo, com as doses da Coronavac.

Nesta primeira leva, 341 mil doses foram encaminhadas ao estado pelos órgãos de saúde responsáveis. A vacinação no Rio Grande do Sul ocorre com o imunizante do instituto chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantã.

Os cinco representantes dos grupos prioritários foram imunizados simultaneamente contra a Covid-19. Eloína Gonçalves Borne, de 99 anos, moradora de um residencial geriátrico, foi a representante das instituições de longa permanência, um dos grupos de risco da Covid-19.

Vacinação começou na noite desta segunda-feira, em cerimônia no Piratini | Foto: YouTube / Reprodução / CP

Além dela, outras quatro pessoas foram vacinadas, representando os grupos de risco. Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), se tornaram símbolos do início da imunização no RS.

No primeiro momento, as vacinas que chegam ao Rio Grande do Sul serão aplicadas em grupos de risco. As 341 mil doses serão destinadas aos profissionais de saúde, idosos, indígenas, e moradores de lares de longa permanência para idosos.

O governador Eduardo Leite citou as dificuldades durante o combate à pandemia e as dificuldades de estabelecer as medidas de distanciamento social, mas comemorou o início da vacinação. “Agradeço aos profissionais da linha de frente que trabalharam e trabalham para garantir o atendimento ao povo gaúcho”, destacou.

O evento também contou com a presença da secretária da saúde, Arita Bergman. Emocionada, destacou o momento importante para o Rio Grande do Sul, e comemorou a chegada do dia do início da imunização. “Temos certeza que a partir de hoje vamos vencer. É um dia de esperança e de muita emoção”, frisou.

Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Clique aqui e entre em um dos grupos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE