Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Prefeitura Municipal de Serrana
Saúde

Cidade do interior de São Paulo vai vacinar toda população adulta contra a covid

Vacinação em massa faz parte do chamado Projeto S, um ensaio clínico para avaliar a efetividade da CoronaVac

Agência Brasil
por  Agência Brasil
17/02/2021 13:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Serrana, no interior paulista, iniciou hoje (17) a vacinação de toda a população adulta como parte de um ensaio clínico para avaliar a efetividade da CoronaVac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Devem ser imunizadas 30 mil pessoas no município que fica na região de Ribeirão Preto e tem população total estimada em 45 mil habitantes.

A cidade foi dividida em quatro regiões separadas por cores. De hoje até domingo (20) serão vacinados os moradores da Região Verde; em seguida serão os residentes da Região Amarela (24 a 27 de fevereiro), da Região Cinza (3 a 6 de março) e da Região Azul (10 a 13 de março). De hoje a sexta-feira, as oito escolas disponibilizadas para fazer a aplicação das doses estarão abertas das 14h às 20h30. No sábado e no domingo, das 8h às 15h30.

Estratégias

Chamado de Projeto S, a vacinação em massa em Serrana pretende determinar se a imunização pode efetivamente diminuir a transmissão do vírus. Há a possibilidade de que o imunizante apenas evite os casos mais graves, mas que o vírus continue circulando e causando novas infecções.

"Esses dois tipos de respostas são possíveis, e isso vai determinar as estratégias futuras, as estratégias vacinais que teremos que desenvolver para os próximos anos”, explicou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o anúncio do projeto.

A participação dos cidadãos é voluntária, e o estudo está registrado na base de dados internacional ClinicalTrials.gov.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE