Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Chuvas retornam ao RS a partir desta quinta-feira

A formação de um ciclone extratropical traz chuva e vento forte para todo o Rio Grande do Sul. Previsão de chover mais de 100mm no Alto Uruguai.

Agrolink.com
por  Agrolink.com
02/06/2020 19:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A última semana foi caracterizada pelo tempo seco e baixa temperatura no Rio Grande do Sul. A forte chuva observada no fim de semana anterior manteve elevada a umidade do solo em todo o Estado. Nas últimas 24 horas, a passagem de uma frente fria trouxe chuva fraca para algumas localidades, com 15 milímetros em Santa Rosa e 10mm em Caxias do Sul. Uma nova massa de ar polar derrubou a temperatura nesta segunda-feira (1º), com mínima de 0,4°C em Quaraí.

De acordo com o IRGA, após a primeira metade da semana com tempo seco e temperatura baixa, a formação de um ciclone extratropical traz chuva e vento forte para todo o Rio Grande do Sul. O acumulado oscila entre 30mm e 50mm na Metade Sul e passa dos 70mm na Metade Norte do Estado.

No fim de semana, a chuva enfraquecerá, mas um novo episódio de precipitação acontecerá a partir da terça-feira (9) da próxima semana. Isto mostra mudança do padrão atmosférico no Rio Grande do Sul. Até então, tínhamos fortes frentes frias, mas que avançavam rapidamente pelo Estado, dando lugar a massas de ar frio que ficavam uma semana sobre o RS. Agora, percebe-se chuva mais persistente e poucos dias de tempo seco entre os episódios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE