Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Canelinha foi a cidade mais atingida
Santa Catarina

Chuvas intensas causaram estragos e transtornos em Santa Catarina

A região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí foram as mais atingidas. Em Brusque o desabamento de uma ponte por pouco não acaba em tragédia. Veja os vídeos

NSCTotal
por  NSCTotal
09/06/2021 16:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva intensa que atingiu o Litoral de Santa Catarina desde a noite de terça-feira (8) provocou alagamentos, deslizamentos e desalojamentos pelo Estado. A região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí foram as mais atingidas e registraram diversas ocorrências.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, 146 pessoas foram retiradas de casa em Canelinha, na Grande Florianópolis. Cidades como Itajaí, Brusque e São José também foram atingidas.

Canelinha

Até agora, a Defesa Civil de SC registrou 146 pessoas desabrigadas/desalojadas. Um abrigo municipal com capacidade para 200 pessoas foi aberto na Escola Profª Maria De Lourdes Nicolau Zimmermann.

Canelinha é a cidade da Grande Florianópolis mais atingida pela chuva(Foto: Paulo Muller, NSC TV)

Itajaí

Durante toda a madrugada os bombeiros militares atenderam 18 ocorrências. A maioria, conforme a corporação, é por alagamentos e cortes de árvores. Uma força-tarefa foi montada para dar conta das demandas, que se concentram nos bairros do interior, como Paciência, Fazenda, Dos Cunha, Brilhante e Limoeiro.

De acordo com a Defesa Civil, o acumulado durante a noite foi de mais de 100 milímetros, na área rural. O solo enxarcado preocupa, já que com a previsão de mais chuva podem ocorrer novos deslizamentos. O município está em estado de atenção.

 Camboriu

Em Camboriú, uma idosa de 103 anos e seus familiares precisaram ser resgatados em um trator. Eles estavam em uma área que acabou ilhada. Uma mulher grávida também foi socorrida pela Defesa Civil.

Idosa é resgatada em trator com a família(Foto: Prefeitura de Camboriú, Divulgação)

Brusque

Além de alagamentos, a cidade de Brusque registrou quedas de muros, árvores e danos na infraestrutura pública com pontes atingidas.

Ponte desaba em Brusque(Foto: Prefeitura de Brusque, Divulgação)

A cabeceira da ponte da Rua Ernesto Bianchini, no bairro Guarani, desabou em Brusque nesta quarta-feira (9). A estrutura cedeu por volta das 11h.

As equipes da prefeitura, bombeiros e Defesa Civil estiveram no local para avaliar os danos. Um veículo cruzava a estrutura no momento em que a ponte desabou, mas o carro conseguiu escapar do acidente. Um outro vídeo mostra por outro ângulo, momento em que uma mulher é ‘engolida’ pelo desabamento da ponte. Menos um minuto depois de a estrutura vir abaixo, pedestres que passavam pela região ajudam a mulher a sair do local. O vídeo mostra que ela sai andando e, em princípio, sem ferimentos graves.

Florianópolis

Bairros da Capital foram atingidos pela chuva e residências ficaram alagadas. O impacto do temporal influencial no trânsito de Florianópolis, que teve a SC-405 interditada.

O bairro dos Ingleses foi atingido pela forte chuva(Foto: Castro, NSC TV)

São José

A Defesa Civil de São José atende as ocorrências do município. Diversas ruas foram interditadas nas regiões de Forquilhas, Forquilhinha e Flor de Nápoles.

São José registrou pontos de alagamento em pontos da cidade(Foto: Ana Vaz, NSC TV)

No começo da manhã a Defesa Civil do Estado mostrou onde choveu mais. Canelinha lidera a lista, com 143 milímetros acumulados durante a madrugada. Na sequência estão Itajaí (121), São João Batista (90) e Camboriú (85).

Alerta máximo para deslizamentos

Conforme a meteorologia da Epagri/Ciram, permanece a condição de tempo instável em Santa Catarina até quinta-feira (10), com chuva e risco de temporais. Por isso, a Defesa Civil do Estado está em alerta máximo para riscos de deslizamentos em Itajaí e Canelinha. Camboriú está em situação de alerta e Ilhota em atenção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE