Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Rio Grande do Sul

Chuva será predominante no RS nesta semana

MetSul Meteorologia alertou nesta terça-feira para a probabilidade de chuva volumosa e excessiva em diversas áreas do Rio Grande do Sul nos próximos dias

Correio do Povo
por  Correio do Povo
21/03/2022 20:58 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia alertou nesta terça-feira para a probabilidade de chuva volumosa e excessiva em diversas áreas do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Também existe a chance de episódios de tempo severo como vendavais e queda de granizo que podem causar danos em algumas regiões.

Segundo a MetSul, trata-se de um complexo cenário meteorológico, mais comumente observado em meses de fim do outono e do inverno. Essa instabilidade é consequência de uma frente quente e, depois, por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina e no Rio da Prata.

Uma área de baixa pressão térmica vai organizar uma frente quente sobre o Estado durante a quarta-feira enquanto na Argentina uma área de baixa pressão começa a se aprofundar. Na quinta, a baixa pressão ganha força rapidamente sobre a província de Buenos Aires, dando origem a um ciclone extratropical.

O ciclone migra, na sequência, para a área do Rio da Prata entre as cidades de Montevidéu e na capital argentina.

O tempo começa a mudar já nesta terça, com aumento de nuvens e chuva no oeste, centro e em parte do sul gaúcho. No decorrer da quarta e no começo da quinta, a instabilidade vai se generalizar. Ainda na quinta, o tempo começa a melhorar a partir do oeste e do sul, enquanto na sexta o tempo deve permanecer firme em grande parte do Rio Grande do Sul.

Veja a previsão para a semana

Na quarta-feira, a chuva será mais generalizada no território gaúcho em dia que deve ter grande presença de nuvens. A chuva ocorre a qualquer hora do dia em diversas regiões. As precipitações por vezes podem ser moderadas a fortes com trovoadas em alguns pontos, em especial do Centro para o Oeste do Rio Grande do Sul, onde os acumulados do dia podem ficar próximos ou acima dos 50 mm em diferentes municípios. Não se descarta chuva durante o clássico Grenal da Arena, à noite, em Porto Alegre.

Na quinta-feira, o tempo segue instável no estado gaúcho. Será mais um dia com abundante nebulosidade e chuva na maioria das cidades do Rio Grande do Sul. Se espera chuva localmente forte em diversas áreas do território gaúcho com acumulados em apenas um dia de 50 mm a 100 mm em algumas localidades. A instabilidade deve vir acompanhada de trovoadas. O tempo pode começar a apresentar melhoria a partir do Oeste e do Sul gaúcho.

Na sexta, a nebulosidade diminui e o sol aparece no Rio Grande do Sul. A instabilidade se afasta para o Norte, em direção ao Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com o ingresso de ar mais seco e frio (ameno) no território gaúcho que garante a presença do sol no decorrer do dia. Mesmo assim nuvens são esperadas ainda em diversas regiões.

No sábado, massa de ar seco e mais frio, embora de fraca intensidade, garante um dia de tempo muito aberto. O Rio Grande do Sul terá um dia ensolarado com expectativa de períodos de céu claro em algumas regiões, mas nuvens aparecem em diferentes pontos do território gaúcho no decorrer do dia. O dia começa bastante ameno e a tarde será muito agradável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE