Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Chuva que cai desde a manhã alagam ruas, provoca deslizamentos e deixa moradores ilhados em SC

Os locais mais atingidos são os municípios de Garuva e Guaramirim, no Norte catarinense, e Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

NSCTotal
por  NSCTotal
06/02/2020 16:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Fortes chuvas registradas em Santa Catarina provocaram alagamentos, deslizamentos e deixaram moradores ilhados nesta quinta-feira (6). Os locais mais atingidos são os municípios de Garuva e Guaramirim, no Norte catarinense, e Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

Segundo relatório da Defesa Civil emitido no início da tarde desta quinta, ao menos 10 cidades do Estado registraram algum tipo de ocorrência por conta das fortes chuvas. Dessas, duas estão em estado de alerta devido aos altos volumes da chuva: Garuva e Ilhota.

Luiz Carlos de Souza/NSC TV

​Em Garuva, onde choveu 302 milímetros nos últimos três dias, a prefeitura decretou situação de emergência. As fortes precipitações ocasionaram inundações de imóveis e vias públicas, alagamentos, erosões em residências devido ao rompimento de tubulações.

A Prefeitura abriu abrigo público para atender a população e o espaço permanece disponível para quem precisar.

Em Ilhota, onde choveu 192 mm no mesmo período de tempo, não há relato de alagamentos até o momento, mas a Defesa Civil busca novas informações sobre o município.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas começaram às 16h43min de terça-feira (4) e até o início da tarde desta quinta foram registrados 174 milímetros acima da chuva mensal prevista para fevereiro.

Em Guaramirim, a administração municipal deve fazer o mesmo. A Defesa Civil informou que o Morro do Schmidt está instável, apresentando rachaduras e recalques e que um trecho da SC-108 foi interditado. Há pelo menos 10 pontos de deslizamento na cidade. Além disso, duas comunidades em Tibagi e João Pessoa estão ilhadas, deixando mais de 30 pessoas desalojadas. 

Itajaí também registrou alagamentos nesta quinta-feira (06).(Foto: Luiz Carlos de Souza / NSC TV)

Já em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, segundo a Defesa Civil, foi cogitado o cancelamento de aulas no começo da tarde desta quinta. A informação não foi confirmada pela prefeitura do município. Conforme a Defesa Civil, já há comunidades isoladas no município.

Também há registro de alagamentos em Blumenau, onde a Rua Araranguá ficou alagada. Em princípio não houve danos a residências, apenas um pequeno estrago em via pública, segundo a Defesa Civil.

A chuva forte que cai desde a manhã desta quinta-feira no Litoral Norte intensificou no início da tarde e bloqueou o trânsito na avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí e Balneário Camboriú. Durante a tarde, o prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira, reuniu o gabinete de crise na prefeitura para um plano de ações. A orientação é que moradores e turistas evitem sair de casa e se deslocarem pela cidade, exceto em casos de necessidade. Devido aos alagamentos, o trânsito atravancou em toda a cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE