Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Alex Rocha/PMPA
Rio Grande do Sul

Chuva intensa e fortes rajadas de vento deixam mais de 60 mil gaúchos sem luz

Conforme a a CEEE Equatorial, as regiões mais afetadas são o Litoral Norte e a Região Metropolitana

Redação O Sul
por  Redação O Sul
16/06/2023 10:22 – atualizado há 43 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite de quinta-feira (15), de acordo com a CEEE Equatorial, a chuva intensa e as fortes rajadas de vento deixaram mais de 60 mil pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a companhia, as regiões mais afetadas são o Litoral Norte e a Região Metropolitana. Cidreira, Porto Alegre, Viamão, Imbé, Tramandaí e Capão da Canoa são os municípios mais atingidos.

Além do vento, a chuva que se intensificou ao longo desta quinta, e madrugada de sexta-feira (16), vem provocando transtornos por alagamentos e deslizamentos de terra em diversos municípios do Nordeste do Estado.

Alerta

Conforme prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha pode ocasionar de 100 a 150 mm de precipitação e ventos de até 90 km/h na Capital.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está preparada para eventuais atendimentos decorrentes de enxurradas, alagamentos, quedas de árvores e postes, destelhamento de imóveis e transtornos na mobilidade urbana.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE