Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Chuva e temporais isolados serão frequentes nos próximos dias, diz Metsul

Instabilidade maior da atmosfera no território gaúcho deve beneficiar parte do estado gaúcho com um alívio da estiagem.

Metsul
por  Metsul
27/01/2023 19:07 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia antecipa que chuva de verão e temporais isolados deverão frequentes no Rio Grande do Sul nos próximos dias, marcando um fim de janeiro com instabilidade maior da atmosfera no território gaúcho e que deve beneficiar parte do estado gaúcho com um alívio da estiagem. 

A presença de uma massa de ar quente e um aumento significativo dos índices de umidade na atmosfera proporcionará a sequências de dias com pancadas de chuva frequentes. Ar quente e umidade são os ingredientes para a formação de nuvens de chuva.

Neste sábado, as pancadas de chuva isoladas que ocorrem da tarde para a noite deverão alcançar mais cidades que nesta sexta, mas ainda assim não serão muitos municípios que vão ter chuva na segunda metade do sábado. 

As pancadas vão atingir muito mais cidades gaúchas é no domingo, quando cresce o risco de mais temporais localizados. Na segunda e na terça, a chuva de verão com possibilidade de alguns temporais localizados volta a alcançar várias cidades.

CHUVA TRARÁ ALGUM ALÍVIO NA ESTIAGEM 

A ocorrência frequente de chuva nos próximos dias trará alívio para a estiagem no Rio Grande do Sul, mas que não será generalizado. As projeções, como o do modelo Icon, indicam que os mais altos volumes devem se dar na Metade Norte.

Dois pontos a considerar. Primeiro, a chuva de verão é irregular e mal distribuída porque na maioria das vezes isoladas. Com isso, não chove em todos os locais e os volumes variam demais dentro de um mesmo município. Segundo, modelos têm dificuldades de projetar volumes muito altos ou extremos bastante isolados, na escala de bairros, que ocorrem em temporais. Assim, em alguns pontos pode chover muito mais que o indicado pelo modelo.


PARA ENTRAR NA NOSSA COMUNIDADE DO WHATSAPP CLIQUE AQUI


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE