Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Chuva de meteoros perseidas sobre o Monte Shasta, Califórnia, EUA em agosto de 2016. Créditos: Brad Goldpaint – APOD/NASA
Ciência

Chuva de Meteoros poderá ser vista no Brasil neste fim de semana

Chuva de Meteoros Perseidas terá seu pico de visibilidade neste sábado e domingo, ma o fenômeno poderá ser visto até o dia 24, porém com menos intensidade.

Redação
por  Redação
12/08/2023 13:45 – atualizado há 35 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva de meteoros Perseidas terá seu pico de visibilidade no Brasil neste sábado e domingo no Brasil. Embora o fenômeno possa ser visto até o dia 24 deste mês, neste final de semana, ele poderá ser visto com mais facilidade, já que serão até 100 meteoros por hora.

Aqui no Brasil, a vista não é tão espetacular quanto nos países do hemisfério norte, mas é possível testemunhar algumas estrelas cadentes após a 1h30 da manhã (especialmente nas regiões norte e nordeste). A chuva permanece ativa até o amanhecer, por volta das 6h, quando seu ponto radiante está mais alto no céu. Assim, as melhores exibições, para todo o país, ocorrem pouco antes desse horário (a partir das 3h30).

Os meteoros Perseidas são parte do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aparição em 1991. O cometa tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do objeto celeste que levou ao desaparecimento dos dinossauros.

Segundo a Nasa, ele leva 133 anos para reaparecer em nosso céu, ou seja, deve retornar apenas em 2124.

Neste ano, ainda acontecerão mais dois eclipses, outra superlua e outras seis chuvas de meteoros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE