Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Chuva de meteoros Perseidas terá pico nos dias 11 e 12 e poderá ser vista no Brasil

Pico da chuva dos meteoros Perseidas acontece nos dias 11 e 12 de agosto.

UOL
por  UOL
10/08/2021 13:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para quem gosta de astronomia, essa é uma daquelas semanas para observar o céu. Nos dias 11 e 12 de agosto, ou seja, nesta quarta e quinta, acontece o pico da chuva dos meteoros Perseidas. 

O fenômeno ocorre anualmente, de meados de julho até o final de agosto, e acontece a medida em que a Terra cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle. A maioria desses meteoros é de grãos de poeira do tamanho de uma ervilha, que criam "estrelas cadentes" quando queimam na atmosfera da Terra.

Este ano, o espetáculo vai favorecer sobretudo os observadores do Hemisfério Norte. O ápice da atividade acontece na madrugada do dia 12 de agosto. A Nasa vai fazer uma transmissão online das Perseidas na noite do evento. 

O calendário astronômico de agosto não para por aqui. No dia 19, segundo a Nasa, será o melhor dia para observar Júpiter e Saturno e no dia 22 ocorre a "Lua Azul".

Normalmente, essa denominação é dada à segunda lua cheia registrada em um mesmo mês. Mas de acordo com a Nasa, um outro conceito antigo é o de chamar a lua de "Lua Azul" quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma temporada — o tempo entre um solstício e um equinócio. Isso, porém, não quer dizer que ela vai ter uma coloração diferenciada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE