Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Chuva de meteoros Líridas poderá ser observada em todo o mundo nesta semana

O fenômeno poderá ser observado até quarta-feira (22) à noite. No Brasil, o melhor horário para acompanhar o fenômeno ocorre exatamente no dia 22, por volta das 2h.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
21/04/2020 08:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva de meteoros conhecida como Líridas, apresentará um show noturno de observação do céu. O fenômeno poderá ser observado até quarta-feira (22) à noite. No Brasil, o melhor horário para acompanhar o fenômeno ocorre exatamente no dia 22, por volta das 2h.

A última chuva de meteoros aconteceu no céu no início de janeiro, e esta será visível em todo o mundo.E, ao contrário da última aparição, a lua minguante permitirá uma melhor visão desses meteoros brilhantes.

Tarde da noite e início da manhã, com base em sua localização, entre meia-noite e 04h, pode ser o melhor momento para ver estrelas cadentes ou meteoros que queimam em nossa atmosfera, de acordo com a Sociedade Americana de Meteoros.

Antes da meia-noite, será o melhor momento para ver meteoros mais lentos e longos, que se estendem horizontalmente pelo céu, chamados earthgrazers. Alguns deles têm trilhas que brilham por segundos depois que o meteoro desapareceu.

Normalmente, a chuva de meteoros Líridas pode mostrar entre 10 e 20 meteoros por hora durante o pico, mas é difícil estimar quantos serão visíveis.

Na quarta-feira à noite, durante o pico, cerca de dez meteoros serão visíveis por hora. O fenômeno ocorre nesta época todos os anos, quando a órbita da Terra se cruza com a do cometa Thatcher. O cometa perde pedaços de si mesmo que voam para a nossa atmosfera superior a 110.000 milhas por hora.

Líridas recebe o nome da constelação de Lyra. A chuva Líridas é uma das mais antigas, com registros de meteoros visíveis que remontam a 2.700 anos, segundo o EarthSky. Se você mora em uma área urbana, pode dirigir para um lugar que não esteja repleto de luzes da cidade que obstruirão sua visão.

Encontre uma área aberta com uma ampla visão do céu. Certifique-se de ter uma cadeira ou cobertor para poder olhar para cima. E dê a seus olhos de 20 a 30 minutos para se ajustar à escuridão - sem olhar para o telefone - para facilitar a localização dos meteoros.

E fique de olho em um grupo de Júpiter, Saturno e Marte no céu. Isso não acontecerá novamente por alguns anos, de acordo com a NASA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE