Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta terça-feira

Evento sempre acontece durante o outono do Hemisfério Sul e é consequência de detritos deixados pelo cometa Halley ao passar pela órbita terrestre em 1986

CNN Brasil
por  CNN Brasil
04/05/2020 22:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Existe um bom motivo para observar o céu na próxima terça-feira (5). Neste dia, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um evento anual em que dezenas de detritos do cometa Halley cruzam os céus simultaneamente.

Maio é o melhor mês para observar o fenômeno, que pode ser visto com mais facilidade no Hemisfério Sul, onde entre 20 e 40 detritos cruzam o céu em apenas uma hora.

Reprodução/NASA

No Hemisfério Norte, o número varia entre 10 e 30 meteoros, que poderão ser observados principalmente durante as primeiras horas do dia 5, ficando mais visíveis com a proximidade do amanhecer.

Terça-feira será o melhor dia para observar os meteoros por anteceder a fase de Lua Cheia, cuja luminosidade atrapalha a visualização da chuva, consequência das partículas deixadas pelo cometa Halley durante sua passagem pela órbita terrestre, em 1986.

Todo ano, o planeta Terra cruza o caminho orbital feito pelo cometa durante o outono do Hemisfério Sul, entre abril e maio. Isso acontece novamente em outubro, causando outra chuva, nomeada como Oriônidas.

A visibilidade destes eventos é influenciada por elementos como as condições espaciais, com a presença de neblina, e pela fase da lua. Nesta semana, a presença da lua cheia, que é também uma superlua, reduzirá a observação da chuva de meteoros entre os dias 7 e 10, no domingo, quando os detritos poderão ser vistos novamente durante a madrugada.

Para conferir a posição da lua em sua cidade durante a chuva Eta Aquáridas acesse o site TimeandDate.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE