Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Chuva de granizo causa prejuízos nas lavouras de cebola e tabaco em Santa Catarina

Municípios de Aurora e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, foram atingidos. Cerca de 750 hectares de cebola foram destruídos

NDNotícias
por  NDNotícias
04/09/2020 17:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um temporal com ventos fortes e chuva de granizo causou prejuízos aos agricultores da região do Alto Vale do Itajaí na noite desta quinta-feira (3) e madrugada de sexta (5). O município de Aurora foi o mais atingido, com perdas nas lavouras de cebola, tabaco e trigo.

De acordo com o secretário de Agricultura de Aurora, Almir Serafim,quatro localidades foram severamente atingidas: Coqueiral, Nova Itália, Santa Tereza e São Martinho. Nesta última, cerca de 750 hectares de cebola foram atingidos. Nas outras localidades, aproximadamente 180 hectares de tabaco e parte da lavoura de trigo também foram perdidos.

Além disso, galpões e estufas de secagem de tabaco também foram destelhados e destruídos. Também houve registro de quedas de árvores e falta de energia elétrica.

Segundo Serafim, a Secretaria de Obras do município começou a trabalhar na limpeza das estradas ainda durante a noite de quinta-feira (4). O secretário também agradeceu os agricultores, que mesmo contabilizando prejuízos auxiliaram as equipes na retirada de árvores que estavam bloqueando as estradas.

“A gente lamenta muito, mas vamos em frente. No ano passado já foi grande o prejuízo dos cebolicultores e esse ano essa situação está se repetindo. Muitas cebolas que foram plantadas no mês de agosto a gente espera que se recupere, mas aquelas cebolas mais precoces, que foram plantadas mais cedo e estavam bastante desenvolvidas não tem mais o que fazer. É um relato de muitos agricultores que eles vão picar essa cebola e plantar grão”, lamenta Serafim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE