Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Chuva avança com previsão de evento extremo de precipitação que trará novas enchentes ao sul do Brasil

Os volumes podem ser excessivos a extremos no Norte do estado, em particular no Médio e no Alto Uruguai, de acordo com a Metsul.

Metsul
por  Metsul
26/10/2023 22:04 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O tempo já começou a mudar nesta quinta em algumas áreas com chuva em diferentes pontos do Paraná e do Nordeste de Santa Catarina, mas a MetSul Meteorologia prevê em número muito maior de localidades do Sul do Brasil a partir desta sexta-feira, dando início a um evento de chuva extrema na região. A instabilidade nesta sexta será maior nos estados de Santa Catarina e do Paraná, onde chove em muitas cidades e com forte intensidade em alguns pontos, especialmente da tarde para a noite. Haverá cidades em que o sol aparece de manhã e chove na segunda metade do dia.

No Rio Grande do Sul, o sol aparece em todo o estado nesta sexta-feira, mas o tempo não vai estar firme durante todo o dia. Isso porque as áreas de instabilidade que se formam sobre o Sul do Brasil trarão aumento de nuvens e chuva para parte do território gaúcho. A chuva ingressa no estado pelo Norte na segunda metade do dia e até o fim dessa sexta-feira alcança pontos do Centro gaúcho e mesmo setores isolados da Metade Sul. Mais ao Sul e ao Oeste do Rio Grande do Sul não há expectativa de chuva durante esta sexta.

O dia começa frio para o fim de outubro no Rio Grande do Sul, mas será agradável.

A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta para um evento muito grave de chuva no Sul do Brasil nestes últimos dias de outubro e no começo de novembro. Os acumulados de chuva devem ser extraordinariamente altos em algumas áreas com marcas excessivas em uma extensa zona cobrindo os três estados do Sul. A chuva trará alagamentos, inundações, enchentes, quedas de barreiras e deslizamentos de terra.

Os estados de Santa Catarina e do Paraná serão os mais afetados neste evento de chuva extrema com acumulados de precipitação em muitas cidades de 150 mm a 300 mm, mas com marcas isoladamente superiores que podem atingir valores tão excepcionais como 400 mm a 500 mm nos próximos dez dias. O Rio Grande do Sul será o estado da Região Sul menos afetado neste evento de chuva extrema. A maioria das regiões gaúchas não terá volumes excessivos, mas isso não significa que todo o estado estará livre de riscos. Os volumes podem ser excessivos a extremos no Norte do estado, em particular no Médio e no Alto Uruguai.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE