Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cheias no RS: a capital dos gaúchos está em situação de emergência

Porto Alegre enfrenta a maior cheia do Guaiba em 82 anos. Decreto de Situação de emergência simplifica contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia.

Edição/Redação AU
por  Edição/Redação AU
21/11/2023 17:36 – atualizado há 50 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito Sebastião Melo decretou situação de emergência em Porto Alegre devido às enchentes. A medida facilita contratações para reduzir os impactos da cheia. O nível do Guaíba caiu de 3,46m para 3,43m na tarde de hoje.

Foto: Joel Vargas/Secom/RS

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) acolheu 134 pessoas em abrigos, incluindo o Ginásio do Demhab e a sede do 9º BPM. O prefeito Sebastião Melo anunciou a abertura de um terceiro abrigo, a Casa do Gaúcho, para concentrar mais pessoas que necessitam de acolhimento.

O 4º Distrito está enfrentando alagamentos e a situação piorou devido a uma falha na comporta 13 do Cais Mauá. A Defesa Civil Municipal já removeu cerca de 920 pessoas de suas casas, principalmente no bairro Arquipélago. Para obter ajuda, as equipes podem ser contatadas pelo número 199, disponível 24 horas por dia.

O Gabinete da Causa Animal encaminhou 40 cães que vivem nas Ilhas à Unidade de Saúde Animal Victoria e a um abrigo localizado na Restinga, contratado em caráter emergencial. O órgão busca ampliar da rede de acolhimento.

As duas escolas localizadas no bairro Arquipélago que interromperam as aulas na segunda-feira (EMEI Ilha da Pintada e ECEI Anjo das Flores) ainda não conseguiram retomar as atividades. Ambas estão com as suas estruturas alagadas. As três Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago (US Ilha da Pintada, US Ilha do Pavão e US Ilha dos Marinheiros) permanecem fechadas em razão da cheia do Guaíba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE