Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Chega em SC a bebê 3 meses, filha de jovem catarinense que morreu em Sergipe

Bebê de catarinense que morreu no Sergipe chega a SC com carta emocionante do hospital: "mamãe segue te cuidando de outro jeito"

NSCTotal
por  NSCTotal
30/05/2020 13:41 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma operação com avião da Força Aérea Brasileira e ambulâncias de suporte avançado de vida foi montada para trazer a Santa Catarina uma bebê com menos de 3 meses de vida, que estava internada desde que nasceu em Aracaju (SE). A menina é filha de uma catarinense, que morreu 42 dias após o parto.

A mãe viajava pelo Nordeste do país com o marido, caminhoneiro, no início de março. Ela sentiu-se mal, foi levada à maternidade e precisou passar por uma cesariana de emergência. A neném nasceu prematura, com 32 semanas de gestação, e ficou internada na UTI neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Segundo informações do G1 Sergipe, dias depois de dar à luz a mãe teve problemas cardíacos e foi levada, em estado grave, para o Hospital de Urgência de Sergipe. Ela morreu no dia 17 de março, aos 25 anos.

Depois de quase três meses de internação, era hora da bebê ser entregue à família, em Santa Catarina. E a equipe do hospital, que cuidou dela, escreveu uma carta emocionada.

"Você nasceu ainda bem pequenininha. Eram você e a mamãe. A sua mãe corajosa e cheia de amor por você. E a gente, 'titios e titias', que não temos o mesmo sangue, mas crescemos e aprendemos com vocês. No começo, as titias entravam na UTIn junto com a mamãe para ela te visitar, mas logo ela já vinha sozinha e queria ficar o máximo de tempo com você. E todos os dias, mais de uma vez por dia, ela vinha ficar. Te dar carinho e amor, cuidar de você. E assim ela fez todos os dias, até o dia que não pôde mais. O dia que ela começou a cuidar de você e te amar sem você poder a ver, ou sentir o seu toque de carinho, ou o cheirinho dela. Mas ela segue te cuidando de outro jeito. E continuará".

"Hoje você vai voar. Vai lá bem alto. Perto do céu. Vai voar bem rápido para ir para casa. Conhecer sua casa, onde papai e mamãe sonharam sua chegada. Onde vai crescer, conhecer sua família e novos amiguinhos".

"Esteja sempre sob a proteção de Deus e de sua corajosa e amorosa mamãe, que pra você guardou o amor que sempre quis mostrar, que nela viveu, sonhou, sorriu, esquentou, coloriu... Leve com você beijos e abraços cheiros de carinho dos 'titios e titias' desse cantinho temporário".

Nesta sexta-feira (29), a bebê saiu da maternidade em uma ambulância do Samu, e foi levada até o Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Um avião da Força Aérea Brasileira fez o transporte até o Aeroporto de Navegantes. Já em Santa Catarina, ela foi levada, de ambulância, para a UTI do Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí.

A logística de viagem foi organizada pela equipe de regulação da Secretaria de Estado da Saúde. Ramon Tartari, superintendente de Regulação, explicou que se trata de um processo de repatriação. A menina viajou em uma incubadora e, segundo Tartari, chegou bem a Santa Catarina. Por enquanto, ela seguirá internada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE