Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Alan Ruschel/Arquivo pessoal
Esporte

Chapecoense é finalista do Prêmio Laureus na categoria "Retorno do Ano"

A Chapecoense já tinha sido anunciada como uma das indicadas ao Prêmio Laureus de Melhor Momento Esportivo do Ano (Best Sporting Moment of The Year).

Ministério do Esporte
por  Ministério do Esporte
05/02/2020 08:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Chapecoense é finalista do Prêmio Laureus na categoria Retorno do Ano (Comeback of The Year). O time catarinense foi indicado por causa da reconstrução que foi feita após a tragédia aérea de novembro de 2016, que matou 71 pessoas. O recomeço da Chapecoense, em 2017, terminou com a conquista de expressivos resultados em campo, como o título do campeonato estadual e a classificação para a Libertadores 2018.

Os outros indicados na categoria são o time de futebol do Barcelona, que superou um placar adverso de 6 x 1 frente ao Paris Saint Germain, o tenista Roger Federer, o motociclista Valentino Rossi e a campeã mundial dos 100m com barreiras, Sally Pearson, que foram indicados por seus impressionantes retornos após sofrerem lesões. O velocista Justin Gatlin, campeão mundial dos 100m rasos, também está na disputa.

Além da categoria Retorno do Ano, em que um júri especializado vai escolher o vencedor, a Chapecoense já tinha sido anunciada como uma das indicadas ao Prêmio Laureus de Melhor Momento Esportivo do Ano (Best Sporting Moment of The Year). Um vídeo batizado de Eternos Campeões foi divulgado no site mylaureus.com e mostra a trajetória do time catarinense desde a queda do avião na Colômbia em novembro do ano passado. Nessa categoria, a votação é pública e foi computada pelo site mylaureus.com até novembro do ano passado.

Além da Chapecoense, outros cinco momentos esportivos disputam o prêmio. Entre eles estão a trajetória do arqueiro norte-americano Matt Stutzman, que nasceu sem os braços e mesmo assim alcançou conquistas importantes no tiro com arco competindo com arqueiros sem deficiência, e a redenção do atleta sul-africano Luvo Manyonga, que superou um vício em drogas para se tornar campeão mundial no salto em distância.

O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 27 de fevereiro, durante cerimônia em Mônaco. O Prêmio Laureus é considerado o "Oscar do esporte".

Mais indicados

Na categoria Atleta Masculino do Ano, foram indicados o tenista Roger Federer, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, o corredor Mo Farah, o ciclista Chris Froome, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o também tenista Rafael Nadal.

Entre as mulheres, competem na categoria Atleta Feminina do Ano a tenista Garbiñe Muguruza, a corredora Caster Semenya, a também tenista Serena Williams, a velocista Allyson Felix, a nadadora Katie Ledecky e a esquiadora Mikaela Shiffrin.

Na categoria Equipe do Ano, competem a seleção francês ade tênis que disputou a Copa Davis, os campeões do basquete norte-americano Golden State Warriors, a Mercedes, campeã de Fórmula Um, os vencedores do Super Bowl New England Patriots, a equipe de vela da Nova Zelândia e o Real Madrid.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE