Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Chapecó terá uma das 74 Escolas Cívico-Militares implantadas no Brasil

A expectativa é de que o Programa seja implantado em mais de 200 escolas até 2023

clicrdc
por  clicrdc
17/06/2021 22:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) será implantado em 74 escolas em 2021 – entre elas, a Escola de Educação Básica Irene Stonoga, em Chapecó (SC). A ação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa já implantou o Pecim em 53 escolas no ano de 2020, e a expectativa é de que o Programa seja implantado em mais de 200 unidades escolares até 2023.

Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Pecim apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. O modelo implementado pelo MEC tem, portanto, o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

O Programa já está presente em todas as regiões do Brasil, no Distrito Federal e em 22 estados: Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o Pecim disponibilizaria 54 vagas por ano, de 2020 a 2023, mas devido ao interesse dos municípios, o MEC ampliou para 74 instituições. Para aderir ao Programa, os estados devem manifestar interesse junto à sua respectiva secretaria de educação, que conduzirá um processo de escolha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE