Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AFP
Santa Catarina

Chapecó confirma a transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19

Conforme a Administração Municipal, a nova cepa atinge principalmente pessoas de 20 a 49 anos

ClicRDC
por  ClicRDC
11/08/2021 08:55 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Durante uma live realizada na noite desta terça-feira (10), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues confirmou a transmissão comunitária da variante ‘Delta’, da Covid-19. Mais cedo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) informou o primeiro caso da variante no município.

A transmissão comunitária indica que o vírus circula entre as pessoas de Chapecó, independente de terem viajado ou não para outras áreas do Brasil e exterior.

Conforme o diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, a cepa ‘Delta’ é “muito mais transmissível que as variantes anteriores que já circulavam em Chapecó”.

Ainda segundo João Rodrigues, a nova cepa atinge principalmente jovens entre 20 a 49 anos. Nos últimos dias, houve um aumento de internações de pacientes de 30 a 40 anos.

A variante Delta

A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na África do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).

Segundo o último boletim epidemiológico nº74 de 06/08/2021, já foram confirmados 460 casos da VOC Delta em território brasileiro, sendo que os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE