Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

CFCs garantem cumprir normas de segurança para reabertura no Estado

Pedido de reabertura dos CFCs foi encaminhado pelo setor ao Governo do Estado e contou com apoio da presidência da Assembleia.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
06/05/2020 15:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A suspensão das atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) foi tema de uma reunião entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. O presidente do Parlamento, Ernani Polo (PP), repassou ao Piratini um pedido do sindicato que representa as autoescolas gaúchas. De acordo com o deputado, os estabelecimentos se comprometem a atender protocolos de saúde para atendimento dos serviços prestados ao público.

O documento dos CFCs foi entregue ao vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PTB). A pasta comanda as operações do Detran, e é o órgão de trânsito que deve analisar o pedido do setor. O departamento realiza um estudo técnico para verificar a liberação do segmento no futuro decreto do governador Eduardo Leite, que deve sair até sexta-feira.

Mariana Tochetto/Detran RS

Alternativas apresentadas

O diretor-financeiro do SindiCFC, Vilnei Pinheiro Sessim, explica que diversos processos estão estacionados com a impossibilidade de trabalho nos estabelecimentos. “Temos processo de suspensão para dirigir, processo de suspensão da carteira de habilitação. Essas demandas todas estão chegando diariamente ao Detran”, salientou.

O representante do sindicato também comentou sobre a realização de exames e aulas. As atividades teóricas poderiam ser feitas virtualmente. Nas provas e aulas práticas da categoria A, para condução de motocicletas, o aluno pode utilizar capacete próprio e não teria contato com o instrutor. Já no caso da categoria B, para carros, seriam adotadas as mesmas regras para circulação de táxis e veículos de aplicativos. “Com as medidas adequadas, com o cuidado adequado, com a higienização a cada aluno que tocar, com o uso de máscara… Isso tudo, ao nosso entender, pode ser suprido”, observou Sessim.

Prejuízos aos CFCs

Outro ponto que vem causando prejuízos ao setor é o pagamento do IPVA. O sindicato havia entrado com uma ação no Judiciário pedindo a prorrogação dos prazos para quitar o imposto. Uma liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça, ampliando os vencimentos em 90 dias. No entanto, a decisão foi cassada pelo Supremo Tribunal Federal após recurso do Governo do Estado. A entidade que representa os CFCs informou não ter sido notificada da decisão.

Segundo o SindiCFC, o setor tem 268 empresas atuando e elas geram 10 mil empregos diretos no Rio Grande do Sul. As principais vagas são de instrutores, médicos, psicólogos e atendentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE