Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cerca de 46% dos municípios gaúchos já declararam situação de emergência devido à estiagem

Corsan informa que vem mantendo normal o abastecimento de água nas cidades atendidas.

GZH
por  GZH
31/03/2020 23:16 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O boletim informativo divulgado na tarde desta terça-feira (31) pela Defesa Civil Estadual confirma que 231 municípios gaúchos já publicaram decreto de situação de emergência por causa da estiagem. O número corresponde a 46% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Até o momento, 103 cidades tiveram sua situação reconhecida pela União, o que abre a possibilidade de se receber ajuda federal. Segundo monitoramento da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), esse auxílio ainda é aguardado e não recebeu posição do Ministério da Agricultura.

Nesta semana, Mato Queimado e Redentora publicaram seus decretos. Outras 22 cidades já fizeram registro no sistema integrado da Defesa Civil, podendo também publicar decretos nos próximos dias.

A Corsan afirma que está mantendo o fornecimento de água normalizado nos municípios atendidos. Para isso, montou uma força-tarefa com equipes locais em parceria com as prefeituras. Segundo o diretor de Operações, André Finamor, os níveis dos mananciais são constantemente monitorados. Onde é possível, poços e reservatórios alternativos estão sendo usados pela companhia.

Enquanto o regime de chuva não voltar ao normal, a Corsan recomenda que se evite lavar o carro, se use somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal, se evite usar água para encher piscinas plásticas e se use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE