Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Centro de Língua e Cultura Polonesa de Erechim anuncia parceria com professora polonesa para cursos de idioma e cultura

Curso visa incentivar descendentes de poloneses a resgatar a conexão com a sua ancestralidade e vivenciar oportunidades oferecidas pelo país europeu

Fernando Martini – Assessoria CLCP
por  Fernando Martini – Assessoria CLCP
10/08/2023 14:36 – atualizado há 30 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Centro de Língua e Cultura Polonesa – Professor Geraldo Augusto Górski traz uma grande novidade para Erechim. O CLCP receberá a partir de setembro de 2023 a professora de língua polonesa para estrangeiros Jolanta Unuczek, para compartilhar sua vasta experiência no ensino do idioma não apenas na Polônia, mas também em outros países. O projeto visa proporcionar uma imersão completa na língua e cultura polonesa, através de aulas centradas na conversação e oficinas culturais.

Acervo pessoal

Com mais de 20 anos de experiência no ensino, a Professora Unuczek que acaba de concluir um projeto no Cazaquistão, onde desempenhou um trabalho focado principalmente em jovens, agora quer conhecer os contrastes do Brasil. "Gosto de encarar novos desafios. Há alguns anos, estive no Brasil como turista e me apaixonei pelo país e pelas pessoas por isso, ensinar a língua nativa aos descendentes de poloneses, que vivem no Brasil, será uma experiência importante na minha vida."

Quanto à língua polonesa, conhecida por sua complexidade, a professora encorajou os interessados a aceitarem o desafio, ressaltando que " É verdade que o polonês não é uma língua fácil, mas, para vivenciar uma cultura tão rica de significados, vale a pena aceitar o desafio!" Ela também destaca que a presença de um instrutor nativo é uma ferramenta que facilita o aprendizado nessa jornada linguística, e revela seu entusiasmo para trocar experiências com os alunos: “Eu sei que Português também não é fácil mas, da mesma forma, quero contar com a ajuda dos alunos para aprender esse lindo idioma, entendendo que o segredo está na prática. Vamos aprender muito juntos!”

Professora Jolanta Unuczek em aulas no Cazaquistão - Acervo pessoal

Quando questionada sobre suas motivações para ensinar polonês a brasileiros, Unuczek ressalta a importância de as pessoas conectarem-se com a sua ancestralidade: "Minha motivação vem do desejo de aproximar os descendentes e outras pessoas interessadas, da história, tradições, cultura e arte polonesas, para que conheçam melhor a terra de onde vieram seus familiares e se conectem com suas raízes."

O Presidente do CLCP, André Jacuboski, salienta a importância de manter a identidade étnica através do conhecimento da língua nativa e destacou a possibilidade de aproveitar as oportunidades oferecidas na Polônia: 

“O governo polonês tem oferecido diferentes oportunidades e vantagens para aqueles interessados no país. Além de facilitar a obtenção da Karta Polaka, que simplifica questões de visto e residência na Polônia, o conhecimento do idioma abre portas para oportunidades de negócios, acadêmicas e até mesmo turísticas, considerando a crescentes relações comerciais e culturais entre o Brasil e o país europeu.”

As inscrições para o curso de Língua e Cultura Polonesa estão abertas e podem ser realizadas através dos números de WhatsApp: (54) 9 9618-2707 e (54) 9 9972-5356. O Curso inicia no dia 4 de setembro e os interessados devem entrar em contato para obter mais informações sobre os horários e demais detalhes sobre o curso.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o CLCP, o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e a ORPEG, Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior. Essa cooperação estratégica visa promover a cultura e o idioma polonês no Brasil, possibilitando que mais pessoas vivenciem essas oportunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE