Centro de Belas Artes Osvaldo Engel celebra a música brasileira em Espetáculo Anual
Mais de 80 alunos se envolveram em duas apresentações neste fim de semana.
O Centro de Belas Artes Osvaldo Engel realizou neste fim de semana, o tradicional Espetáculo Anual de Música, que nesta edição teve como tema “Brasilidades - união pela música”, valorizando a união que a música proporciona através riqueza cultural do país. As apresentações ocorreram no sábado (15) e no domingo (16), com repertório que exaltaram ritmos, cores e expressões que representam o país, promovendo aos alunos a experiência do palco e o contato com diferentes manifestações musicais nacionais e internacionais.

Entre uma apresentação e outra, o diretor Juliano dos Santos e a coordenadora Patricia Forcelini, conversaram com alunos, professores e autoridades presentes. No sábado, representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Sandra Picoli participou, e no domingo, foi a vez do secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares.
“Ressalto a importância da arte, que traz perspectivas novas para crianças, adolescentes e até mesmo para pessoas mais velhas. Além disso, cabe salientar a importância do nosso Belas Artes, que atende mais de 600 alunos, envolve famílias e necessita de cuidado e investimentos para que seja mantido o trabalho que ajuda a salvar vidas e a formar novos artistas. O Belas proporciona pluralidade artística e facilita o acesso à arte, que infelizmente ainda não é um privilégio de todos”, disse a vereadora Sandra Picoli.

O secretário Wallace Soares, destacou o talento dos estudantes e o empenho da equipe do Centro de Belas Artes. “Esse espetáculo é um reflexo da força da nossa cultura e do trabalho dedicado que é desenvolvido no Belas Artes. Cada apresentação que vimos neste fim de semana representa muito mais do que técnica musical: representa oportunidade, acolhimento e a descoberta de potencialidades. São cerca de 400 estudantes envolvidos ao longo do ano na área música, cada um com sua história e sua vontade de aprender. Ver esse talento florescer no palco é a confirmação de que investir em arte é investir em gente”, destacou.

Celebração musical
No sábado, o palco recebeu aproximadamente 60 alunos e cerca de 10 professores, em apresentações vibrantes com mais de 90 minutos de música. No domingo, foram cerca de 25 alunos e aproximadamente 10 professores que se apresentaram em 70 minutos de apresentações.

Os estudantes se apresentaram em formatos solo, duos, trios e em grupos maiores, como o coral, a camarata de violões e a banda ‘Os Valdos’, que deram vida a interpretações inspiradas na diversidade rítmica do Brasil.

A estudante Heloisa Dysarz Morais, está aprendendo e evoluindo no teclado há sete anos. “Eu gosto do teclado porque é um instrumento bom, é um instrumento de ritmo que eu aprendo muito sobre a música”, contou.

Já a coordenadora da área da Música, Ângela Salete de Azeredo Bortolassi, professora do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel há 24 anos, destaca que esse é um papel que vai muito além da organização de agendas e atividades. “Estar nessa função é liderar com sensibilidade, saber ouvir com atenção e compreender que cada estudante, professor e musico carrega sua própria história, ritmo e forma de expressão. Esse Espetáculo Anual celebra o trabalho que fizemos com os estudantes o ano todo”, finalizou.

Fotos: Bruna Rampanelli - SMGG PME / Eliandro Campos - Comunicação PME