Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Central hidrelétrica em Vacaria recebe Licença de Operação

Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Despraiado vai fortalecer o sistema elétrico com geração de 4 megawatts (MW) de energia

Secom Piratini
por  Secom Piratini
19/12/2022 21:51 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) entregou, nesta segunda-feira (19/12), a Licença de Operação para a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Despraiado, em Vacaria. O documento foi emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para a empresa Pillares Energy Geração de Energia Ltda.

Foto: Divulgação / Inova Engenharia

A CGH terá capacidade de gerar 4 megawatts (MW) de energia. A licença foi entregue em Vacaria pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

“Este é mais um projeto estruturante que vem a contribuir para a geração de energia por meio de fonte limpa no nosso Estado. O trabalho dos técnicos da Fepam foi, mais uma vez, de excelência para garantir a viabilidade ambiental deste empreendimento que, além de fortalecer o sistema elétrico, irá gerar emprego e renda para a região dos Campos de Cima da Serra”, garantiu a secretária.

Otras duas centrais, Passo do Buraco com capacidade de produzir 1,9 MW, e Três Marias com capacidade de 2,4 MW, estão em fase final de construção e liberação.

Os três empreendimentos estão localizados no Rio Passo do Socorro. Juntos, gerarão 120 empregos diretos durante o período de obras. Segundo a empresa, serão investidos R$ 56 milhões, priorizando indústrias e fornecedores regionais.

"Nós, investidores de Santa Catarina, acreditamos no potencial do Rio Grande do Sul. Juntamente com empresários gaúchos e com o apoio do governo do Estado, que não mediu esforços para viabilizar e dar celeridade aos trâmites burocráticos, obtivemos as licenças para iniciar e concluir os empreendimentos. Registramos nosso interesse em continuar investindo aqui e já projetamos novos investimentos para o ano de 2023 que deverão somar mais R$ 50 milhões”, afirmou Márcio Engelmann, administrador do Grupo MM, o qual a empresa Pillares Energy faz parte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE