Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Centenário e Carlos Gomes se unem para buscar asfaltamento da ERS 477

Os dois municípios se uniram para contratação de empresa que elaborará projeto técnico para asfaltamento da rodovia

Assessoria
por  Assessoria
03/02/2020 16:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os municípios de Centenário e Carlos Gomes deram mais um passo, na última sexta-feira (31), rumo à conquista do acesso asfáltico da ERS 477. As lideranças dos dois municípios assinaram um convênio de cooperação para contratação da empresa que deverá elaborar o projeto técnico de asfaltamento da rodovia. Durante encontro, também foi assinado o contrato com a empresa LCAD Serviços de Engenharia Ltda, de Getúlio Vargas, que elaborará o projeto técnico.

Para o prefeito Hilário José Kolassa, o asfaltamento é uma obra muito importante para os dois municípios. “Precisamos do acesso asfáltico, a ERS 477 liga nossa cidade a Sananduva, Vacaria e mais outras regiões. Esse é um esforço do prefeito de Carlos Gomes e de Centenário para ajudar o Estado fazendo o projeto técnico do asfalto, porque quando tiver recursos em caixa sai a licitação e depois a obra. Então temos de ir atrás para deixar tudo certo para a hora que estiver recursos estarmos com o projeto pronto para sermos os primeiros a receber. Assim como fizemos com o trecho do Km 25 a ERS 477 até Centenário, que é muito importante para o município, estamos fazendo nossa parte e vamos concluir o projeto técnico, e vamos seguir acompanhando, e aguardando que o governo do Estado abra o processo de licitação para execução da obra”, disse.

O vice-prefeito Jacir Polinski, destacou que os dois municípios estão de parabéns pela iniciativa. “Esse convênio firmado com o Estado é começo da fase de construção desse asfalto, seria um dever do Governo do Estado de fazer os projetos, mas nossos municípios se uniram para esse fim, para estar o em dia. O asfalto vai ajudar muito o desenvolvimento, também para a questão da agricultura, então estamos todos de parabéns por essa iniciativa”, afirmou.

O prefeito de Carlos Gomes, Egídio Moreto, disse que o asfalto poderá demorar para chegar, mas que os municípios estão fazendo sua parte. “Esse projeto nasceu da troca de ideias, diversas vezes fomos até o Daer para fazer esse projeto e eles não tem pessoal para fazer, então o caminho e alternativa se um dia quisermos sonhar para termos o asfalto aqui é realmente de nós realizarmos o projeto. Sabemos que o asfalto não acontece rapidamente, mas o primeiro passo está dado”, disse.

O custo para elaboração do projeto técnico será dividido entre os dois de acordo com a quilometragem de cada um para realização do asfalto. O prazo do projeto contratual para criação do projeto é de 60 dias. “ Começaremos logo a mobilizar as equipes, pois a ideia é entregar o mais rápido possível, até porque vamos ter uma caminhada de aprovação do projeto junto ao Daer que geralmente é um processo moroso. Então queremos ser rápidos nessa etapa para tudo estar certo para a provação”, disse o representante da empresa LCDA, Lauson Serafini.

Também participaram do encontro, o fiscal de tributos de Carlos Gomes, Valdemar Stempkowski e o assessor técnico de obras e construções de Centenário, Lucas Biasik.

Em 2019 os municípios assinaram um termo de cooperação com o DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, possibilitando que os municípios assumissem a responsabilidade financeira do projeto. A busca pelo acesso asfáltico até Centenário é uma demanda muito antiga da população regional, sendo essencial para fomentar o desenvolvimento local.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE