CECRIS mantém legado de solidariedade e transformação social em Erechim
Com 57 anos de atuação, entidade oferece oficinas, acolhimento e suporte a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.
O Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (CECRIS), uma das instituições mais tradicionais de Erechim, completa 57 anos de dedicação ao cuidado de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Fundado pela Irmã Maria Agner Graber, conhecida como Irmã Consolata, o CECRIS mantém sua missão beneficente e filantrópica com compromisso e transparência.

Com sede na Rua Maria Agnes Graber, nº 94, no bairro São Cristóvão, a entidade oferece atividades de contraturno escolar para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos incompletos da rede pública. Oficinas de marcenaria, horta, música e informática são algumas das opções disponíveis — todas acompanhadas de lanche, em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil e acompanhamento nutricional.
A coordenadora Camila Oldra destaca o impacto positivo da instituição. “O nosso foco é preparar a criança e o adolescente para o futuro e também oferecer suporte às famílias para que tenham autonomia”, afirma. Além do atendimento direto aos jovens, as famílias também participam de atividades e recebem acompanhamento com psicóloga e assistente social.

O CECRIS também fortalece sua atuação por meio de parcerias, como a realizada com o Senac, que promoveu palestras para encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho.
Apoio público e responsabilidade com os recursos
A instituição recebe apoio da Prefeitura de Erechim por meio de recursos financeiros, assessoramento técnico e editais públicos. Em 2024, foram repassados R$ 116 mil via chamamento público da Secretaria de Assistência Social, além de emendas parlamentares. Toda doação é registrada com total transparência, respeitando critérios técnicos e administrativos.
Um exemplo de transformação
Referência em cidadania e acolhimento, o CECRIS mantém vivo o legado da Irmã Consolata. “É um exemplo de como a união entre solidariedade, dedicação e políticas públicas pode transformar vidas. A Prefeitura de Erechim tem orgulho de ser parceira dessa história de amor ao próximo”, afirmou o prefeito Paulo Polis.