Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

CBMRS forma 119 novos sargentos e 25 tenentes em Porto Alegre

Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul terá sua primeira aeronave. Anúncio da aquisição de um helicóptero ocorreu durante a formatura.

Assessoria SSP
por  Assessoria SSP
17/12/2021 15:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ginásio Gigantinho foi mais uma vez o local escolhido para a solenidade de formatura do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Com honras militares e banho de batismo, a formatura do Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBA) e do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) ocorreu na manhã desta sexta-feira (17/12). Na cerimônia, o governador Eduardo Leite assinou o ato de promoção dos servidores formados.

Foram 25 formandos no CBA, com a conclusão do curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil, que habilitou os sargentos do CBMRS a desempenhar as funções do posto de tenente bombeiro militar. Já o CTSP, com a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Coordenação de Atividades de Bombeiro Militar, qualificou terceiros sargentos e soldados a desempenhar as funções de 2º sargento bombeiro militar.

Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Com 991 horas-aula, o CBA abordou disciplinas como Sistema de Comando de Incidentes, Administração patrimonial e financeira, Comunicação organizacional, Busca, salvamento e resgate, Tática de controle de incêndio e Análise de Risco. Foram três módulos, com aulas em ambiente virtual (EaD) e presencial.

Ato continuo, o CTSP contou com cinco módulos – sendo um deles de forma presencial e quatro à distância, com uma carga horária total de 462 horas-aula. Foram ministradas disciplinas nos módulos de Comunicação, Informação e Tecnologia no CBMRS, Fundamentos Jurídicos na Gestão Pública, Cultura, Cotidiano e Prática reflexiva, Procedimentos Administrativos do CBMRS e Funções Técnicas e Procedimentais no CBMRS.

Para concorrer às 120 vagas, sendo 60 pelo critério de antiguidade e 60 por mérito, por meio da aplicação de uma prova, 1.072 militares se inscreveram. Para o certame de tenente, também com 50% para cada critério, foram 78 candidatos. No cargo de tenente, se formaram 22 homens e três mulheres. Entre os novos sargentos, foram 106 homens e 13 mulheres.

Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou a representatividade da formatura para a constante modernização da tropa, com novos conceitos e aprendizados.

"O avançar na Segurança Pública, para o Corpo de Bombeiros Militar, vai entregar R$ 38.9 milhões em investimentos na corporação, que vai somar a qualificação profissional que os senhores têm se esforçado para buscar. Queremos anunciar que, além desses investimentos, conquistamos recursos para adquirir a primeira aeronave de resgate dos bombeiros do Estado. Esse é o grande anúncio que temos para os senhores hoje, Polícia Civil e Brigada Militar já possuem seus helicópteros e, agora, os bombeiros também receberão um", anunciou o vice-governador.
Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Em seus discursos, as autoridades ressaltaram a coragem dos bombeiros que perderam a vida no incêndio que destruiu a Secretaria da Segurança Pública em julho. O 1º tenente Deroci de Almeida da Costa e o 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, militares que entregaram a própria vida para garantir que ninguém saísse ferido do incêndio.

A Academia de Bombeiro Militar (ABM) do CBMRS realizou em 1° de agosto o exame intelectual do processo seletivo interno para o CBABM e CTSP. O anúncio da autorização para abertura das seleções foi feito em maio. Na mesma ocasião em que foram publicadas as promoções de 1.797 servidores da Brigada Militar, do CBMRS, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil (PC). No total, foram 2.452 vagas nas seleções que permitem o avanço nas carreiras militares da Segurança Pública estadual, valorizando a tropa.

A formatura foi realizada atendendo aos protocolos sanitários e de segurança para o combate à Covid-19, com disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE