Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

CBF projeta retomada do Brasileirão para o dia 9 de agosto

Ideia é retomar as competições nacionais mesmo que os Estaduais não tenham sido encerrados. Data pode coincidir com a final do Gauchão

GZH
por  GZH
25/06/2020 22:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em reunião nesta quinta-feira (25) com os clubes das Séries A e B, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) projetou a retomada do Brasileirão para o final de semana do dia 9 de agosto. As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da entidade, Rogério Caboclo, e apoiados pelos dirigentes das equipes.

Reprodução / CBF/Divulgação

A ideia da CBF é de que as competições nacionais sejam reiniciadas mesmo sem o término do campeonatos estaduais. No caso do Gauchão, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda trabalha com a possibilidade de voltar a disputa na segunda metade de julho, se estendendo justamente até a data estipulada para o retorno do Brasileirão, caso o Caxias não vença o segundo turno da competição.

A Copa do Brasil também voltaria a ser disputada em agosto. A CBF irá organizar um novo calendário, com dois jogos por semana, exceção aos períodos reservados para as datas Fifa, que devem voltar em setembro. Com a fórmula do campeonato, com 38 rodadas em turno e returno, mantida, o torneio se estenderia até fevereiro de 2021.

O retorno das competições nacionais dependeria da autorização dos órgãos de saúde. Como as regiões do Brasil se encontram em estágios diferentes no combate ao coronavírus, 19 equipes da Série A do Brasileirão se dispuseram a jogar fora de suas cidades, caso não haja liberação para a prática esportiva em seus municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE