Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Catamarã Termas, do sonho a sua realidade

Inauguração está prevista para acontecer até 13 de agosto de 2022.

Divulgação
por  Divulgação
18/07/2022 18:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Em 30 de agosto de 2020, Neri Antônio dos Santos, filho de Waldemar dos Santos, que atuam há mais de 60 anos com o trabalho de balsas, inclusive com conhecimento de navegação pelos rios da região amazônica e Pará, verificando que o Município de Marcelino Ramos, cidade com turismo desenvolvido requeria uma atividade sobre as águas, para passeios teve a ideia de construir um barco para passeios, um Catamarã.

Para colocar a ideia em prática foi em busca de um serviço de engenharia, em princípio sendo atendido pelo engenheiro Leonardo Cieslak residente em Erechim, que esboçou os primeiros traços e parte da planta para ser encaminhada ao Engenheiro Naval Sr. Sergio Hllmar, que indicou os materiais e passou a desenvolver a planta de acordo com a engenharia Naval.

A partir daí, começou a aquisição dos primeiros materiais e foi contratada uma equipe especializada da Cidade de Foz do Iguaçu/PR para a construção das canoas. Então o Catamarã Termais começou sair do papel para tornar-se realidade.

Foto: Divulgação

Foram praticamente dois anos de trabalho árduo e insistente para se chegar quase a sua conclusão, pois trata-se de algo incomum e várias foram as dificuldades.

O catamarã

Trata-se de um barco com as medidas de 14m X 07 m dotado de duas canoas, com dois motores dois reversores duas hélices, com rampa de acesso ativada hidraulicamente, construído com material isotérmico e amplas janelas com vidro, um pequeno bar, com banheiro com coleta ecológica dos dejetos, capacidade para 50 pessoas confortavelmente acomodadas em poltronas. 

Para a segurança do passeio, embaixo de cada poltrona há coletes salva-vidas. A embarcação ainda é dotada de boias e balsas salva-vidas.

Acessibilidade

Sua construção também obedeceu os critérios de preservação do meio ambiente e atendeu os princípios de acessibilidade para idosos, pessoas com qualquer dificuldade de mobilidade. Inclusive, o banheiro também observou este requisito.

Foto: Divulgação

A embarcação deverá ter sua segurança certificada através de inspeção no seco e também inspeção e vistoria flutuando onde novamente é aferida a sua segurança para então ser emitido o certificado de segurança naval. Posteriormente será devidamente cadastrado junto a Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) para entrar em operação.

A construção foi fiscalizada e acompanhada em cada etapa pelo Engenheiro Naval aliado a prática e conhecimento empreendedor de Neri Antônio dos Santos que herdou de seu pai esta habilidade e apurou seu conhecimento, acompanhado por vários colaboradores.

O catamarã Termas realizará passeios pelo lado que banha a cidade de Marcelino Ramos, em um primeiro momento com o trajeto compreendido entre o Balneário de Marcelino Ramos, passando por baixo da ponte rodo ferroviária e com chegada no porto que faz a travessia entre Marcelino Ramos/RS e Alto Bela Vista/SC.

Foto: Divulgação

Os tripulantes do catamarã são colaboradores habilitados pela Marinha do Brasil para o desempenho de suas funções e estarão vestindo uniforme diferenciado.

O passeio será com certeza seguro, prazeroso e inesquecível, visualizando a natureza da cidade de Marcelino Ramos.

A inauguração está prevista para acontecer até 13 de agosto de 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE