Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida são monitorados no RS

Não foram divulgadas informações sobre idade, município de residência e estado clínico dos pacientes

O Sul
por  O Sul
16/05/2022 19:01 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou, nesta segunda-feira (16), que está monitorando três casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida.

Segundo a pasta, neste primeiro momento ainda não serão divulgadas informações sobre idade, município de residência e demais detalhes do estado clínico dos pacientes até que as investigações avancem. O Ministério da Saúde também acompanha essas ocorrências.

Pela definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), um caso é considerado como provável quando a pessoa apresenta hepatite aguda e tenham sido descartados todos os vírus conhecidos causadores da doença (A, B, C, D ou E). Nesses casos, outros exames são feitos para determinar se a causa pode ser outra, como adenovírus, Covid-19 ou arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

A hepatite aguda apresenta diferentes sintomas gastrointestinais, como diarreia ou vômito, febre e dores musculares, mas o mais característico é a icterícia – uma coloração amarelada da pele e dos olhos.

O Ministério da Saúde informou que está investigando mais de 40 casos da doença em pelo menos outros oito Estados, além do RS: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A hepatite de origem desconhecida está acometendo crianças em pelo menos 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos, foi necessário realizar o transplante de fígado.

Em comunicado divulgado em 23 de abril, a OMS disse que não há relação entre a doença e as vacinas utilizadas contra a Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE