Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Caso suspeito de coronavírus em São Leopoldo é diagnosticado como H1N1

Outras duas cidades do RS, Novo Hamburgo e Dois Irmãos, estão monitorando casos suspeitos.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
29/01/2020 15:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, descartou nesta tarde que o o paciente internado na UPA Scharlau, com suspeita de coronavírus, esteja infectado. A partir das amostras de material coletado nesta terça-feira, enviado ao Laboratório Central do Estado, (Lacen), os resultados informados hoje diagnosticaram o quadro como Gripe H1N1. A partir do resultado, o paciente será medicado para o devido tratamento, que é realizado com Tamiflu.

O segundo caso suspeito era de um amigo do paciente internado na UPA Scharlau, que apresentou quadro febril na noite de ontem, mas após melhora, e sem alteração nos exames laboratoriais, também receberá medicamento para Gripe H1N1.

A Prefeitura de São Leopoldo, informou por meio de nota que por meio da “Secretaria de Saúde mantem-se alerta, com todo cuidado à saúde da população, e aguarda a manifestação do Governo do Estado, haja visto que outras cidades da região também apresentam casos suspeitos”.

Duas suspeitas no RS

Em Novo Hamburgo, também no Vale do Sinos, há um caso suspeito da doença e a Prefeitura confirmou que o paciente, homem, apresentou quadro de dor de garganta após chegar de Hong Kong. Ele procurou uma unidade de saúde e está em isolamento domiciliar. O homem não teve febre, mas o tratamento segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Já em Dois Irmãos, duas pessoas da mesma família, que retornaram recentemente da China, procuraram atendimento, na última segunda-feira, na Emergência 24h. Uma delas apresentava sintomas e a outra pessoa buscou atendimento preventivo, pois estava numa região próxima que é considerada infectada. As duas pessoas receberam atendimento e foram realizados exames prévios. O material da coleta do exame foi encaminhado ao Lacen e ainda está em análise.

Além disso, uma equipe de profissionais da saúde está fazendo o acompanhamento, mas até o momento não apresentaram mais sintomas.

A Secretaria de Saúde de Dois Irmãos garante estar acompanhando junto ao Ministério da Saúde e autoridades internacionais da área as atualizações constantes sobre o coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE