Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Casam
Santa Catarina

CASAN reforça pedido de uso consciente da água em períodos de pouca chuva

Situação de abastecimento ainda está dentro da normalidade, mas falta de chuva consistente preocupa.

Rafael Martini / Radio Rural
por  Rafael Martini / Radio Rural
12/01/2023 10:38 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Diante da continuidade da pouca quantidade de chuva registrada nos últimos meses, a CASAN de Concórdia está solicitando a colaboração da população para uso econômico da água. Até o momento, a companhia não registrou nenhuma anormalidade, mas as tendências meteorológicas para os próximos meses é de chuva irregular em toda a região.

Conforme a responsável pela agência local da CASAN em Concórdia, Janete Farenzena, a situação de abastecimento ainda está dentro da normalidade, mas a falta de chuva consistente nos últimos meses preocupam a equipe da Estatal.

"Também a ausência de chuva nos últimos dias tem preocupado. Estamos com o Rio Suruvi abaixo do seu nível normal. Durante o dia, o trabalho de algumas bombas de captação de água estão sendo interrompidas por algumas horas. Ainda estamos conseguindo manter, mas se não houver chuva significativa nos próximos dias, teremos que solicitar a população para economizar, porque arriscamos ter falta da água em decorrência da estiagem", alerta Janete.

Janete Farenzena elenca algumas dicas para se economizar água durante período. 

“O uso consciente deve fazer parte do dia a dia: evitar banhos demorados, quando escovar os dentes, deixar a torneira fechada, bem como, quando for lavar a louça. São ações que podemos fazer diariamente para contribuir na economia de água em dias de pouca precipitação em nossa região.”, explica.

Por fim, Janete reforça que a população evite o uso de mangueiras para lavar calçadas. O ato de utilizar água para lavar o quintal e a calçada em frente a residências ou estabelecimentos é muito comum, tendo pessoas que fazem isso quase que diariamente, nesse período de seca é de suma importância reduzir este hábito.


“Essa água que está sendo utilizada para esse fim poderia estar indo para outra família suprir suas necessidades básicas, principalmente aquelas que residem em áreas mais altas do município. Então, essa forma de conscientização por parte da população é muito importante e esperamos que todos adotem”, finaliza.

Conforme monitoramento hidrológico da Epagri Ciram, nas últimas horas foram registrados 22 milímetros de chuva em Concórdia, bom volume para 1 dia, porém, ainda insuficiente para resolver o problema da estiagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE