Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Casal de Erechim celebra 70 anos de união

Carlos Smozinski (95)e Amélia Marcolin (94), comemoraram sua longa união conjugal em celebração de ação de graças na noite desta sexta-feira (16) na igreja São Pedro.

Assessoria Diocese de Erechim
por  Assessoria Diocese de Erechim
19/02/2024 09:33 – atualizado há 4 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Carlos Smozinski (95)e Amélia Marcolin (94), comemoraram sua longa união conjugal em celebração litúrgica da Palavra de Deus de ação de graças na noite desta sexta-feira (16) na igreja São Pedro, em Erechim. A celebração foi organizada com muito carinho pelos filhos do casal.

Após a proclamação da Palavra e da homilia, eles renovaram seu compromisso de união matrimonial, receberam a bênção das alianças e da renovação sacramental.

Na homilia, o presidente da celebração, Pe. Antonio Valentini Neto, chanceler da Cúria Diocesana, destacou cinco palavras marcantes para o evento: recordação, gratidão, compromisso, família e fundamento da vida e da união conjugal. 

Recordação do que a família vivia há 70 anos, a labuta nas condições de vida, a prática religiosa nesta longa caminhada. Gratidão pela união assumida e mantida na fidelidade. Compromisso, assumido na fé e sustentado nela e por ela na confiança em Deus. Família, santuário da vida, fundamento da sociedade, escola de virtudes. Fundamento de tudo, a Palavra de Deus, rocha firme, base segura, insubstituível, pelo qual Carlos e Amélia chegam aos 70 anos de união conjugal, testemunho eloquente de que é possível vivê-la e se torna catequese viva de fidelidade.

Uma breve história do casal

Carlos casou com 25 anos, Amélia com 24. O casamento foi realizado na igreja São Luiz Gonzaga de Gaurama. Moravam na Linha 9 daquele município. Depois se mudaram para Erechim. Amélia era costureira. Carlos, motorista de caminhão com transporte de carga.

Eles têm 4 filhos - 2 mulheres e 2 homens, 7 netos e 2 bisnetos.

Os avós paternos de Carlos vieram da Polônia. Os de Amélia eram da Itália.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE