Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Casal de Blumenau se muda com 26 cachorros para o Mato Grosso

Para fazer o transporte foi necessária ajuda e muita negociação; 25 cães foram de carro, um foi de avião.

NSCTotal
por  NSCTotal
14/11/2021 22:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O casal Amauri Vitorino, 54, e Vera Lucia Faria Bastos, 67, decidiu se mudar de Blumenau para Cuiabá, no Mato Grosso, mas não quis deixar para trás a cachorrada. Todos os 26 cães fizeram a viagem de quase 2 mil quilômetros até o novo lar, e chegaram são e salvos. Fofinha foi de avião com Vera, e os outros 25 pegaram a estrada.

Cães no dia da mudança(Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o site NSC Total, o casal trabalha com reciclagem e tirou todos os cachorros da rua, de situações de maus-tratos e abandono, e os alimentou e cuidou. Cada um deles é importante para os dois, e quando decidiram se mudar para Cuiabá para ficar mais perto da filha de Vera, tinham certeza de que queriam levar todos.

— Já que tiramos eles da rua, jamais iríamos colocar novamente — contou Amauri, que se refere aos bichos como filhos.

Quem ajudou nos trâmites necessários para a jornada foi a protetora de animais Angela Santiago. A história chegou nela através de uma conhecida, e ela acabou se envolvendo e sendo a grande responsável por fazer a vontade do casal acontecer.

Eles partiram de Blumenau no dia 23 de outubro, e a viagem durou dois dias e meio. Antes disso, o planejamento já durava algumas semanas.

— Não foi nada fácil, foram quase três semanas ali que eu não dormi. O problema é que é muito burocrático, e também precisávamos levantar aquele dinheiro — explica Angela.

Com o prazo para deixarem a casa em que estavam morando em Blumenau, no bairro Itoupava Central, batendo na porta, eles precisavam urgentemente de uma solução para que os animais não ficassem abandonados.

— Os cães deles são em maioria mais idosos, o que dificulta bastante a adoção. As pessoas querem filhotes — conta a protetora.

Preço salgado

Depois de alguma pesquisa, Angela entrou em contato com uma empresa de transportes de animais de Curitiba, onde conseguiu fechar o negócio pelo melhor preço que encontrou, R$ 10,8 mil. E isso após duas semanas de negociações.

Ela arrecadou R$ 400 para pagar o transporte, e o resto do dinheiro Amauri conseguiu vendendo um caminhão que tinha. Ele também vendeu um carro e a casa para poder se mudar.

Para levar os animais, foi preciso vaciná-los com a vacina antirrábica e a polivalente. O veterinário que atende os cachorros de Angela, Marcelo Fernando Ribeiro, fez as doses a preço de custo para a protetora, que tirou dinheiro do próprio bolso para pagar as imunizações.

— O que mais me chamou a atenção é que são cães extremamente tranquilos, não são agitados. Só vendo mesmo para crer — conta ela.

Além das vacinas, cada cão precisava de um laudo afirmando que estava em boas condições para viajar. Foram compradas coleiras com o nome e telefone do proprietário, para o caso de algum acidente. Além disso, uma veterinária também fez a viagem junto para garantir que não faltasse nada aos cães.

Os cachorros foram transportados por uma Dobló e um Fiat Weekend adaptados para o transporte de animais. Vera foi para Cuiabá de avião, e Fofinha foi com ela devido ao tamanho e peso.

— A gente fez milagre, coube todos eles certinho. Eles foram bem tranquilos, podiam deitar dentro da caixa, feita sob medida — comemora Angela.

Haja criatividade para dar nome para 26 cachorros diferentes, mas o casal deu, todos eles têm nome e agora carteirinha de vacinação. De cabeça, Amauri citou alguns: Neguinho, Brigitte, Bradock, Nina, Chiquinha, Scooby, Bidu, Marley, Guerreira e Fofinha.

O casal morava em Blumenau há um ano e oito meses e antes disso residia em Barra Velha, de onde também levaram os cachorros. Segundo Amauri, que é natural de Gaspar, os dois estão há 17 anos juntos e durante todo esse tempo mantiveram o hábito de resgatar e ajudar cães de rua.

— Vivemos nos aventurando. Hoje estamos aqui, amanhã ninguém sabe. Para nós o que importa é os bichinhos estarem bem e com a gente, por isso optamos por trazer eles. Se sairmos daqui algum dia para ir para outro lugar vamos levar junto de novo, para onde for — reforçou Amauri.

Ele comenta que já tentou auxílio com a prefeitura das cidades onde morou para adquirir a ração, mas teve a ajuda negada, tanto em Barra Velha quanto em Blumenau.

Cães na nova casa no Mato Grosso

Em Blumenau, os cachorros ficavam soltos no terreno da casa, e em Cuiabá não foi diferente, eles têm bastante espaço para circular. O tutor conta que os cães estão bem adaptados à nova residência.

— Eles estão super bem. Têm água, ração, estamos tosando os mais peludos já que aqui é muito quente — contou.

Chiquinha, a última que foi resgatada e a única não castrada, fez a viagem grávida e seus quatro filhotes já nasceram cuiabanos. Dois já tem adoção garantida, e os outros dois ainda estão a procura de uma família que os adote. Mas se não encontrarem, com certeza, desamparados eles não vão ficar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE