Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Cartões de crédito por aproximação são alvo de novos golpes

Empresa especializada em cibersegurança alerta para nova fraude que rouba dados criptografados

R7
por  R7
31/01/2023 14:42 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Existem três novos tipos de golpe financeiro aplicados mediante fraude em cartões de crédito. A Kaspersky, empresa global especializada em cibersegurança, descobriu as variações do Prilex, grupo fraudulento que promove diversos tipos de golpes financeiros.

De acordo com a investigação, o Prilex se tornou o primeiro malware do mundo capaz de bloquear pagamentos por aproximação nos dispositivos infectados, o que força o consumidor a utilizar o cartão físico, que abre margem para a realização de uma operação fantasma.

Os golpes com cartões físicos já eram populares, mas há algo novo, que é justamente a possibilidade de fraudar cartões de crédito por aproximação.

EDU GARCIA/R7

Como funciona

As compras realizadas por aproximação têm um sistema de segurança extra, reforçado, já que a tecnologia é diferente das feitas do modo tradicional, ao inserir o cartão na maquininha.

Porém, o Prilex aprendeu a fraudar essa tecnologia e, quando a vítima tenta comprar por aproximação, aparece uma mensagem na maquininha: “Erro aproximação. Insira o cartão”.

Então, quando o consumidor segue a instrução dada pelo equipamento, ele tem os dados roubados pelos criminosos, por meio de uma operação fantasma, ou seja, a maquininha não envia os dados do cartão para o banco, mas sim para terceiros.

O número do cartão físico e a criptografia são imediatamente capturados, e a vítima do crime nem sequer percebe o que foi feito, soma prejuízos e percebe somente depois que o dinheiro é roubado.

Além disso, o Prilex consegue filtrar os golpes por tipos de cartão, isto é, se é premium, black ou se tem limites e saldos mais baixos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE