Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Handout / SPACEX / AFP / CP
Ciência

Cápsula tripulada da SpaceX retornará à Terra em 2 de agosto

Bob Behken e Doug Hurley partiram em 30 de maio de Cabo Canaveral na Flórida, para a Estação Espacial Internacional.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/07/2020 18:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os dois astronautas que tripulam a cápsula da SpaceX, que em maio viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS), chegarão à Terra em 2 de agosto. O anúncio foi feito pelo diretor da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), nesta sexta-feira (17).

"Estabelecemos 1º de agosto para a partida da cápsula Dragon Endeavour da SpaceX da Estação Espacial", tuitou Jim Bridenstine. "O pouso está previsto para 2 de agosto. A data exata dependerá do clima", acrescentou.

Será o primeiro retorno tripulado da SpaceX à Terra, que no ano passado conseguiu trazer, sem incidentes, a cápsula vazia. O retorno testará a resistência do escudo térmico da nave, que diminuirá a velocidade de descida com enormes paraquedas, usando o mesmo método das cápsulas Apolo nos anos 60 e 70.

Bob Behken e Doug Hurley partiram em 30 de maio de Cabo Canaveral, Flórida, na cápsula da SpaceX, na primeira viagem tripulada de uma empresa privada à ISS, devido a um contrato com a Nasa.

Foi também o primeiro voo espacial americano tripulado desde 2011, quando o programa de ônibus espaciais foi encerrado. Desde então, os astronautas americanos viajavam para a ISS nos foguetes Soyuz russos.

Espera-se que a cápsula Dragon faça uma ponte com a ISS, transportando regularmente quatro astronautas da Nasa e de agências associadas (do Canadá, Japão, Europa e possivelmente Rússia). Atualmente, o francês Thomas Pesquet está treinando nos Estados Unidos para viajar para a ISS em uma Dragon em 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE