Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Capital dos gaúchos completa 248 anos sem festa, em meio à pandemia

Porto Alegre chega a 100 casos confirmados de coronavírus

CP
por  CP
26/03/2020 08:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O vídeo institucional da Prefeitura da Capital pode parecer inusitado. “Nessa semana, Porto Alegre está de aniversário. Obrigado por não visitar a aniversariante”, diz o narrador. Na verdade, o material segue orientação global de indicar que as pessoas fiquem em casa devido à pandemia da Covid-19. Uma das medidas do município foi a suspensão temporária da Semana de Porto Alegre 2020. Mas a cidade, que completa 248 anos nesta quinta-feira, não ficará sem festa.

“É um aniversário diferente de tudo que já vi em Porto Alegre. Obviamente, não é possível realizar as 155 atividades do jeito que planejamos, mas ocorrerá ao longo do ano, assim que as coisas melhorarem, ao invés de ser em uma semana compactada. Quase um kerb”, explica o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse. 

A programação incluía desde ações como limpeza das margens da Orla do Guaíba e entrega de obras, a apresentações artísticas, espetáculos de dança, exposições e shows musicais, como o do cantor Arnaldo Antunes. O show do ex-vocalista dos Titãs foi remarcado para maio e como outras atrações também terão outras datas a serem divulgadas pela prefeitura.

A Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre divulgou em seu último boletim epidemiológico, que a cidade registra 100 casos positivos de coronavírus. Segundo a pasta, foi constatado um aumento de 19 novos registros.

Até as 23h44min, eram 129 casos suspeitos e 308 descartados. Oito pessoas foram declaradas curadas da doença e uma vítima, idosa de 91 anos, morreu por conta da Covid-19.

O prefeito, Nelson Marchezan Jr, escreveu em seu Twitter sobre a gravidade do avanço da doença. "As pessoas testadas já não nos dão a correta noção da gravidade, pois já estamos em transmissão comunitária. Passamos a medir por pessoas hospitalizadas", disse.

Em todo o Rio Grande do Sul, conforme registro da Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados casos de Covid-19 em 38 municípios, num total de 162, mas ainda sem computador todos os novos da Capital. Porto Alegre é a cidade com o maior número.

Alabarse resumiu em duas palavras o que deseja para Porto Alegre em seu aniversário. “Consciência, para que consigamos no manter em casa e contribuir com o fim da Covid-19, e esperança de que isso tudo vai passar”.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE