Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

CAOL comemora aniversário com programação especial

Centro de Apoio Oncológico Luciano – CAOL, completa 24 anos de existência no próximo dia 4 de agosto.

Eliane Santolin
por  Eliane Santolin
02/08/2022 15:35 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O endereço que já é referência para apoio a pacientes com câncer e familiares, comemora seu aniversário com programação especial.

O Centro de Apoio Oncológico Luciano – CAOL, completa 24 anos de existência no próximo dia 4 de agosto. A entidade sem fins lucrativos oferece apoio, abrigo e acompanhamento a pessoas portadoras de câncer abrindo suas portas às demandas do Município e da Região. Em sua sede, localizada no Bairro Espírito Santo em Erechim, recebe pacientes e seus acompanhantes numa estrutura acolhedora que se assemelha aos ambientes residenciais familiares. O formato tem o objetivo de favorecer e incentivar relações e tornar a passagem dos usuários pela “casa apoio” o mais humanizada possível.

O trabalho desenvolvido conta com profissionais capacitados, com parceiros e voluntários que desenvolvem durante o ano todo uma programação bastante diversificada com atividades voltadas aos usuários de todas as idades e sexos que buscam o local. Aspalestras com temas amplos, as comemorações de datas específicas, os atendimentos de reiki e de beleza, as oficinas de artesanato, culinária, corte e costura, tricô, dentre outras atividades, resultam em benefícios coletivos e individuais.

A área de mais de mil metros quadrados construídos conta com confortáveis dormitórios (masculinos e femininos) com capacidade para 50 pessoas cada,equipada cozinha e amplo refeitório, salas de convívio e de atendimentos, banheiros e área de lazer externa, além de outros ambientes administrativos. Uma estrutura completa que já acolheu em torno de 19.500 pessoas desde sua implantação.

Programação especial de aniversário

Dia – 4 de agosto (quinta-feira)

  • 10h - Visita com o mascote CAOLITO na FHST e Hospital Santa Mônica
  • 11h30 - Homenagem aos pais
  • 12h15 - Almoço especial comemorativo ao aniversário e ao Dia dos Pais
  • 13h30 - Homenagem aos 24 do CAOL e aos voluntários.

Histórico

O projeto teve início em 15 de abril de 1998 com a reunião de um grupo convidado por Marilene Rigo, mãe de Luciano Rigo Berndsen que dá nome à casa e que faleceu de câncer aos 17 anos. Após a partida do filho, movida pelo objetivo de oportunizar apoio, informação e conforto aos portadores de câncer, Marilene uniu pessoas em torno da sua causa e transformou o CAOL em realidade. Sua iniciativa multiplicou os que comungassem da ideia de trabalharvoluntariamente em prol dos que ali buscassem suporte. Os slogans e identidade visual criados para a entidade levaram a comunidade a identificá-la e vê-la como referência.

Inicialmente instalado em local alugado, com o trabalho da diretoria e de voluntários, em 2003 iniciou-se a construção da atual sede do CAOL em um terreno de 1.700 m².

Objetivos gerais

- Acolher usuários e seus familiares em tratamento de câncer do Município e da Região,garantindo proteção integral;

- Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência ouruptura de vínculos;

- Restabelecer vínculos familiares e sociais;

- Possibilitar a convivência comunitária;

- Promover acesso à rede sócio assistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia deDireitos e às demais políticas públicas setoriais;

- Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidadespara que os indivíduos façam escolhas com autonomia;

- Promover o acesso às programações culturais, de lazer, esporte e ocupacionais internas eexternas, relacionando-as a interesse.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE