Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Cantina Michi Vit é inaugurada e recebe certificado de inclusão no Peaf

A vinícola Michi Vit, localizada na Linha Santo Isidoro, em São Valentim.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
11/11/2021 14:44 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A vinícola Michi Vit, localizada na Linha Santo Isidoro, em São Valentim, foi inaugurada e recebeu certificado de inclusão no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), nesta quarta-feira (10/11), em evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A família cultiva 6,7 hectares de videira, destinada a produção de vinho colonial e também para venda in natura. A produtividade média das videiras é de 30 toneladas por hectare. A atividade teve início com o casal Nadir Beal (já falecido) e pela esposa Geni, pais de Cassiene, que é casada com Ademar Szefer. O casal tem dois filhos, Micheli e Vitor, com sucessão familiar já na terceira geração na propriedade. Szefer observou que boa parte do parreiral é produzido no sistema coberto, o que contribui para a qualidade da uva.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A família de Ademar Szefer recebeu autoridades e lideranças na propriedade para o ato que foi muito celebrado pela família e autoridades e lideranças. Participaram o prefeito, Claudimir Paniz, o vice-prefeito, Flavio Beal, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Gaboardi, os secretários da Agricultura, Arnaldo Putrick, da Saúde, Ivonir Martineli, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, os extensionistas Carlos Alberto Angonese (responsável pela área de agroindústrias na região administrativa do Escritório Regional em Erechim), Fernanda Tacca Angonese e a equipe do Escritório Municipal de São Valentim, Delmir Nadal e Marilete Bigolin. Também acompanhou o evento a equipe da agência do Sicredi em São Valentim, e o extensionista do Escritório Municipal de Entre Rios do Sul Ernani Schneider, acompanhado do vice-prefeito Auri Vassoler e do secretário da Agricultura, Dejacir Czarnobay, que foram conhecer o empreendimento e a experiência da família.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

O extensionista Nadal, que apresentou um histórico da família e o processo até chegar à legalização da cantina e a escolha pela produção do vinho colonial, lembrou que a Emate/RS-Ascar sempre fomentou a atividade no município e apoio da Prefeitura e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O empenho e a dedicação foram reconhecidos pelas autoridades e lideranças em todo o processo, até chegar à legalização da agroindústria, que parabenizaram a família. O prefeito, ao cumprimentar a família, destacou seu esforço. “Temos que fortalecer o que temos no município, que é essencialmente agrícola”.

O presidente da Câmara, Gaboardi, disse que “a família, o município e a região ganham com geração de renda e emprego”. Gilberto Tonello também parabenizou a família pelo empreendorismo e todos os envolvidos no processo que proporcionou a cantina, na caminhada da legalização até a inclusão no Peaf. “Aqui também temos a sucessão familiar, tão importante para a agricultura familiar”, complementou.

A família Szefer agradeceu à Prefeitura e a Emater/RS-Ascar, observando que optou por produzir vinho colonial, seguindo as legislações deste setor e demais exigências, observando as normas no âmbito ambiental, tributário e sanitário, e também das normas de boas práticas de fabricação. A família garantiu que continuará empreendendo no setor.

O Peaf é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

O ato encerrou com degustação.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE