Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação se encerra na sexta-feira

Em Erechim a vacinação acontece de segunda a sexta-feira em todas as UBSs das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
27/09/2022 13:47 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de cinco anos) e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade) está na última semana. A campanha iniciou em 08/08 e ocorre em todo o país até sexta-feira (30).

A campanha contra poliomielite registra em Erechim cobertura vacinal de 69,39% até o momento, como a aplicação de 3.421 doses. A Secretaria Municipal da Saúde orienta que os pais levem seus filhos menores de cinco anos para se imunizarem contra a doença, que pode causar paralisia nos membros inferiores.

O Brasil corre o risco da reintrodução da poliomielite no país. A secretária de saúde Eclesan Palhão, lembra que os Estados Unidos registraram um caso da doença neste ano, o que serve de alerta para outros países e para a importância da vacina.

“Toda a vacina é um pacto coletivo, pois uma pessoa vacinada protege a si e aos outros. Por isso o imunizante da poliomielite e a campanha de multivacinação são tão importantes, afinal uma criança vacinada é uma criança protegida. E a multivacinação é um cuidado que se tem com os pré-adolescentes e adolescentes também, pois muitos pais esquecem que a vacinação não acaba na infância”, aponta a secretária.

Todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas com a vacina oral contra a poliomielite mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra a doença. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio em atraso.

Já a campanha de multivacinação serve para que todas as crianças e adolescentes de menos de 15 anos coloquem as vacinas em dia.

Em Erechim a vacinação acontece de segunda a sexta-feira em todas as UBSs das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE