Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Campanha de vacinação contra febre aftosa imunizou 11,25 milhões de bovinos e bubalinos

Número corresponde a 90,09% do rebanho gaúcho de bovídeos e atende exigência para que o RS se candidate ao status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
07/05/2020 15:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, realizada entre 16 de março e 24 de abril, atingiu 90,09% do rebanho gaúcho de bovinos e bubalinos, estimado em 12,4 milhões de cabeças. O número, anunciado hoje em live nas redes sociais pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, pode ainda ter uma variação para mais, uma vez que os servidores da secretaria têm até o dia 29 de maio para concluir a digitação dos dados.

A campanha de vacinação, tradicionalmente realizada em duas etapas no Estado, uma em maio e outra em novembro, foi antecipada neste ano com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que o Rio Grande do Sul possa se candidatar à evolução de status sanitário - passando a ser zona livre de febre aftosa sem vacinação - junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O percentual considerado aceitável pelo Mapa para validar a campanha era de 85%.

De acordo com o secretário Covatti Filho, agora a secretaria se concentra nos outros 18 requisitos fixados pelo ministério e que devem ser atendidos até agosto. Ele confirmou que estão em andamento as licitações para a contratação de 150 servidores terceirizados de suporte à fiscalização e a compra de 72 veículos pelo governo estadual, de uma cota de 100 que será completada com 28 veículos adquiridos com recursos federais.

Além dos ajustes estruturais, a secretaria trabalhará no aprimoramento de normativas, da fiscalização de fronteiras e dos procedimentos em caso de identificação de algum foco da doença. Conforme o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Seapr, hoje o Estado já está capacitado para dar resposta a uma situação de risco em até 36 horas, da coleta de amostra de material no animal até o resultado dos exames laboratoriais.

Covatti reiterou a importância do pleito gaúcho de mudança de status. "Hoje, o Estado só consegue acessar 30% do mercados importadores de proteína animal", disse. Com a evolução de status, pontuou, será possível chegar a mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Chile e Filipinas, entre outros. O secretário também anunciou que, a partir de agosto, por força de uma portaria que ainda será elaborada, os criadores de bovídeos do Rio Grande do Sul poderão proceder a atualização de seus rebanhos, fazendo a declaração sem a incidência de multa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE