Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 começa no Estado

Nesta primeira fase, a imunização é dirigida a pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) em todo o Estado.

Ascom SES
por  Ascom SES
14/02/2023 19:31 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 no Rio Grande do Sul foi oficialmente aberta nesta terça-feira (14/2), em Canoas. A cerimônia ocorreu no Lar de Idosos São José com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann. Nesta primeira fase, a imunização é dirigida a pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) em todo o Estado.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

O Rio Grande do Sul antecipou a vacinação em duas semanas em relação ao plano nacional, que começará em 27 de fevereiro. O governador destacou a importância do trabalho ao lado dos municípios para garantir a aplicação.

“O Estado tinha as doses necessárias e a capacidade técnica para, ao lado dos municípios, iniciar a campanha, então não podíamos esperar para começar a proteger a nossa população com a vacina bivalente. Há dois anos, o Rio Grande do Sul teve índices destacados de cobertura vacinal na primeira e segunda doses e foi o Estado que mais preservou vidas. Mas para aqueles que perderam alguém, a dor foi de 100%. Por respeito a essas pessoas, estamos mobilizados para que essa dor não se imponha a mais ninguém”, disse Leite.

O governador saudou a ciência e o trabalho dos pesquisadores que viabilizaram a vacina e apelou para que os gaúchos se envolvam na mobilização pela imunização. “A vacinação é individual, mas a campanha pela imunização é coletiva. Quanto maior for o contingente de pessoas vacinadas, mais protegida estará a nossa população. É importante que as pessoas incentivem a vacinação, pois quem se vacina protege a si e aos outros”, pontuou.

Ignes Simonaio, de 87 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina bivalente no Estado - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

A primeira pessoa a receber a vacina bivalente no Estado foi Ignes Simonaio, 87 anos, que vive no Lar São José. A aposentada recebeu a dose durante a cerimônia de lançamento da campanha e deixou um recado para incentivar a busca pela imunização: “Façam a vacina, pois é um privilégio poder se vacinar, e eu agradeço por isso. Que muitas pessoas sejam vacinadas”.

O primeiro lote que chegou ao Rio Grande do Sul com 32,4 mil doses da vacina bivalente começou a ser distribuído aos municípios na última sexta-feira (10/2). A divisão foi realizada conforme o levantamento prévio junto aos formulários de controle de vacinados realizado pelas coordenadorias regionais.

A secretária Arita Bergmann rememorou a alegria vivida na chegada das primeiras doses de vacina ao Estado, ainda em 2021, e celebrou as doses bivalentes.

“Hoje vivemos um momento de emoção e alegria, assim como vivemos em janeiro de 2021, quando começamos a vacinação contra a Covid-19. Naquela ocasião, o Estado, por meio do trabalho feito nos municípios, foi exemplo para o Brasil em cobertura vacinal da primeira e segunda doses”, lembrou. “Agora estamos dando a largada na vacinação com as doses bivalentes, que oferecem dupla proteção contra o vírus.”

Governador esteve no Lar de Idosos São José, em Canoas, para marcar o início da vacinação bivalente no Estado - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Para encerrar o evento que marcou o início da campanha, a Orquestra Jovem do RS interpretou Querência amada. Todos os presentes, incluindo os idosos que aguardavam para receber a vacina, entoaram o clássico gaúcho para acompanhar os músicos. “Nada melhor do que a música para celebrarmos este momento que representa o desejo de estar vivo. Foi dada a largada da vacinação bivalente no Estado”, celebrou Leite.

Nesta terça-feira (14/2), ocorre o segundo repasse de vacina bivalente aos municípios, com um lote de 225,1 mil doses que chegaram ao Estado no sábado (11/2). As vacinas estão sendo distribuídas e encaminhadas para as 18 coordenadorias regionais, onde haverá separação para que os municípios façam a coleta das suas respectivas doses.

Fases e grupos prioritários

Neste primeiro momento, a vacinação ocorre de forma extramuro, com as equipes de saúde dos municípios indo até as instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Essa etapa antecipa o que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses deverão ser atendidos de forma escalonada, conforme a chegada das remessas.

Até agora, a Secretaria da Saúde já recebeu e distribuiu 257,5 mil doses bivalente, e a expectativa, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, é que o Rio Grande do Sul receba um total de 1,2 milhão de doses até 1º de março.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Etapas

Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE