Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Campanha de Documentos da Propriedade Rural avança na região do Alto Uruguai

Campanha “Documentos da Propriedade Rural – documentos organizados, rotina produtiva!”, promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com Sicredi UniEstados, Sicredi Sul Minas RS/MG e Sicredi Altos da Serra

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
04/08/2021 14:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Integrando a campanha “Documentos da Propriedade Rural – documentos organizados, rotina produtiva!”, promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com Sicredi UniEstados, Secredi Sul Minas RS/MG e Sicredi Altos da Serra, mais uma ação foi realizada na quinta-feira (29/07), em Três Arroios. 

A extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três Arroios, Sandra Leichtweis, juntamente com a extensionista rural social Nádia da Rosa e a gerente da agência do Sicredi de Três Arroios, Vanessa Lira Jevinski, estiveram na propriedade da família Steffens, localizada na comunidade São Domingos, para entrega de uma pasta. O material foi repassado ao casal Artur José Steffens e Izane. Na propriedade também moram o filho do casal, Diego, de 29 anos e a esposa Cleonice Krumenure, de 25 anos, que também recebeu uma pasta. O outro filho do casal, Alvenair Vinhaga reside em Mariano Moro.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Na propriedade de 30 hectares as duas famílias trabalham com diversas atividades, como lavouras de grãos, fruticultura, principalmente o cultivo de laranjas e criação de animais. Outra fonte de renda é um pesque e pague, com seis açudes onde são criadas tilápias e no momento, devido à pandemia está sem visitação, dotado de infraestrutura completa. A família, que é exemplo de diversificação e sucessão familiar, lembrou que mora há 30 anos na localidade e dos avanços que conquistaram nestas três décadas. “Não tínhamos nem geladeira”, contou Artur.

“Pensamos neste projeto em parceria com a Sicredi para facilitar e contribuir com o produtor. Muitas vezes ele acaba perdendo tempo ou tendo que buscar segunda via da documentação para ter acesso a benefícios e politicas públicas por não ter em mãos toda a documentação”, observou a extensionista Sandra. Ela também ressaltou que o cuidado com os documentos da propriedade é da família. “Estamos chegando a 200 pastas entregues. Neste ato estamos marcando a entrega destes materiais às famílias”, garantiu.

Para a gerente da agência da Sicredi em Três Arroios é muito importante para auxiliar no processo de gestão da propriedade. “Não é apenas uma pastinha, mas a campanha também está no trabalho do conceito da gestão. E nós estamos colaborando com esse processo”, disse Vanessa.

Nadia da Rosa agradeceu a extensionsita Sandra ao lembrar que a campanha surgiu de uma ideia apresentada por ela. Também destacou a importância da centralização dos documentos relacionados à propriedade rural, num mesmo local e cumprimentou à família pela organização da propriedade. “Esta pasta faz parte de uma campanha com orientações e explicações dos diversos documentos que a propriedade precisa ter”, ressaltou.

O objetivo desta parceria é auxiliar as famílias rurais no cuidado com os documentos relacionados à propriedade rural, no sentido de proporcionar a organização e centralização da documentação. O projeto tem como público a ser atendido 14.428 famílias rurais dos 32 municípios da região de abrangência do Escritório Regional de Erechim. No momento, está sendo feita a entrega da primeira remessa de 8 mil pastas. A campanha prossegue em todos os municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE